Título
[pt] RADIOGRAFIA DA METRÓPOLE CARIOCA: REGISTROS DA CIDADE NO CINEMA E OS PARADOXOS DA SUA IMAGEM
Título
[en] X-RAY OF THE CARIOCA METROPOLIS: RECORDS OF THE CITY IN THE CINEMA AND PARADOXES OF ITS IMAGE
Autor
[pt] MICHELLE CUNHA SALES
Vocabulário
[pt] ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Vocabulário
[pt] IMAGEM CINEMATOGRAFICA
Vocabulário
[pt] CIDADE
Vocabulário
[pt] CINEMA
Vocabulário
[en] RIO DE JANEIRO STATE
Vocabulário
[en] CINEMATOGRAPHY IMAGE
Vocabulário
[en] CITY
Vocabulário
[en] MOVIE
Resumo
[pt] O propósito deste trabalho consiste na análise da imagem
cinematográfica
da cidade do Rio de Janeiro em dois momentos: o início do
século XX, por sua
relevância política a partir da consolidação do projeto
republicano para a cidade, e
hoje, pinçando imagens do cinema contemporâneo, como
contraponto e avaliação
dos sonhos contidos no desejo republicano. Para o início
do século XX, foram
selecionados filmes realizados nas décadas 10 e 20,
pesquisados nas cinematecas
do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, do CTAV -
Centro Técnico de
Audiovisual/Funarte e também na Cinemateca Brasileira de
São Paulo. A imagem
cinematográfica da cidade do final do século XX é
analisada nos filmes: Ônibus
174 (2002), de José Padilha; Estorvo (2000), de Ruy Guerra
e Edifício Master
(2002), de Eduardo Coutinho.
Resumo
[en] This paper aims at analyzing the cinematography image of
the city of Rio
de Janeiro in two moments: the 20th Century, for its
political relevance as a
consequence of the republican project for the city, and
nowadays, reflecting upon
current cinematography images that are significant for the
carioca metropolis, as a
counterpoint and assessment of the dreams contained in the
republican desire.
For the early 20th Century, films shot in the 10´s and
20´s have been selected from
research conducted in the films libraries of the Modern
Art Museum of Rio de
Janeiro (MAM) and of the CTAV - Audiovisual Technical
Center of Funarte
(National Foundation for the Arts), and at the Brazilian
Film Library of São Paulo
(Cinemateca Brasileira de São Paulo). The end of the
century city image is
analyzed in the following films: Ônibus 174 (2002), by
José Padilha, Estorvo
(2000), by Ruy Guerra e Edificio Master (2002), by Eduardo
Coutinho.
Orientador(es)
RENATO CORDEIRO GOMES
Banca
RENATO CORDEIRO GOMES
Banca
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO
Banca
ROSANA DE LIMA SOARES
Catalogação
2006-05-10
Apresentação
2006-03-17
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8271@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8271@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8271
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF INTRODUÇÃO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CONCLUSÃO PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF