Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR

Título
[en] THE FUTURE OF THE PAST: THE REPRESENTATIONS OF HISTORY IN BRAZILIAN MOVIES PRODUCED DURING THE MILITARY DICTATORSHIP

Autor
[pt] CARLOS EDUARDO PINTO DE PINTO

Vocabulário
[pt] REPRESENTACAO

Vocabulário
[pt] DITADURA MILITAR

Vocabulário
[pt] CINEMA

Vocabulário
[en] REPRESENTATION

Vocabulário
[en] MILITARY DICTATORSHIP

Vocabulário
[en] MOVIE

Resumo
[pt] A pesquisa aborda um conjunto de filmes sobre história produzidos entre 1968 e 1980. Através da análise dos filmes, defende-se que o cinema é capaz de plasmar representações variadas da história, não só através da diegese, mas principalmente da sintaxe cinematográfica. Busca-se compreender os motivos e intencionalidades da criação dessas obras e suas conseqüências políticas. São analisados o ufanismo das abordagens oficiais, nas quais prevalece o heroísmo e a ausência de conflitos, e as visões cinematográficas revolucionárias de diretores egressos do Cinema Novo, com uma linguagem moderna na qual a história é construída por críticas e dúvidas.. A narrativa clássica hollywoodiana, para a qual a história é puro espetáculo, permite conceber o passado como um conjunto fechado de fatos filmados tal como aconteceram. O pretérito perfeito é o seu tempo. Já a narrativa moderna possui cenas de extrema violência no plano diegético e subversões temporais, câmeras investigativas e atuação brechtiana no plano narrativo. O futuro do pretérito é o tempo dessas obras. A história não foi, ela seria.

Resumo
[en] This research is about seven movie pictures based on historical facts produced during the Brazilian military dictatorship, between 1968 and 1980. Within the analysis of these films, there is the founding idea that cinema is a way to shape different representations of history, not only through the diegesis but also through the way this story is told (the cinematographic narrative). The aim is to find the director s motives and intentionalities, and their politic consequences. Both classical historic films and modern ones are approached. At the first ones, the heroism and the absence of serious conflicts are shown like in the Hollywood pictures, in which history equals spectacle. The past is analysed like a cluster of facts supposedly shown like they really happened. The simple past is the corresponding tense here. Modern approach opens way to a critical and unconclusive view of history. Extremely violent scenes and mixed temporalities, a documentary-like camera and Brechtian acting are some of the elements of these pictures. The films tell the past from a contemporary point of view. They reject the simple past tense and adopt a kind of future of the past tense: history didn t happen, it would happen.

Orientador(es)
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Banca
MARCELO GANTUS JASMIN

Banca
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Banca
ANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUS

Catalogação
2006-03-31

Apresentação
2005-09-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8048


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CONCLUSÃO PDF
BIBLIOGRAFIA PDF