Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] INTERNET AS A LEARNING ENVIRONMENT: A PROFILE OF ON LINE STUDENTS AND THEIR SURFING PRACTICES

Título
[pt] INTERNET COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UM PERFIL DE ESTUDANTES DE CURSOS ON-LINE E SUAS PRÁTICAS DE NAVEGAÇÂO

Autor
[pt] DANIELA PAPELBAUM

Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD

Vocabulário
[pt] CURSOS ON-LINE

Vocabulário
[pt] INTERNET

Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION

Vocabulário
[en] ON-LINE COURSES

Vocabulário
[en] INTERNET

Resumo
[pt] No mundo atual, a Internet se constitui como a principal responsável pelo status concedido à Educação a Distância. Muitos estudos vêm sendo elaborados sobre a temática, mas pouco se conhece, todavia, a respeito do estudante que se posiciona frente a um computador conectado à Internet, dispondo-se a estudar a distância. A pesquisa relatada nesta dissertação descreveu o perfil e as práticas de navegação de estudantes de alguns cursos on-line, bem como algumas condições de apreensão e apropriação desse produto educativo. Considerando a realidade desse sujeito como eminentemente comunicativa, este trabalho buscou a aproximação com os estudos da Comunicação, em especial com os referenciais assumidos pelos Estudos tanto de Recepção quanto os de Internet. Os resultados obtidos podem contribuir para a reflexão a respeito das políticas públicas de Educação a Distância, fornecer subsídios para as ações docentes na referida modalidade de ensino, bem como ajudar a compreender melhor o receptor da Internet, cuja constituição contrasta com a do receptor das mídias convencionais, devido à especificidade da mídia em questão.

Resumo
[en] Nowadays, the Internet is seen as the main sponsor of the status given to Distance Learning. Many researches have been elaborated about the matter, but somehow much is not known about the pupil that sits in front of his Internetconnected PC, willing to study and learn distance-based. The following research described the profile and surfing practices of on-line courses students, as well as some conditions of apprehension and appropriation of this educational product. Approaching the reality of this person as mainly one of Communication, this paper searched a proximity to Communications Studies, in particular to the thoughts assumed by both Reception and Internet Studies. The results obtained may contribute to the reflexion concerning public politics of Distance Learning, giving resources to teachers in the refered type of teaching, as well as collaborate to the understanding of the Internet audience, whose constitution differs from that of the audience of conventional media, due to its particularities.

Orientador(es)
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
ROSALIA MARIA DUARTE

Banca
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR

Banca
CLAUDIA LAGE REBELO DA MOTTA

Banca
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS

Catalogação
2005-10-11

Apresentação
2005-04-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7234@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7234


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF