Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS: SABERES E PRÁTICAS DE UM NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO RIO DE JANEIRO

Título
[en] THE PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF TEACHERS FACING TECHNOLOGIES: KNOWLEDGES AND PRACTICES OF THE NUCLEUS OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY OF RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] CARLOS ALBERTO SOBRINHO

Vocabulário
[pt] TECNOLOGIA

Vocabulário
[pt] FORMADORES

Vocabulário
[pt] SABER

Vocabulário
[pt] PROFESSOR

Vocabulário
[en] TECHNOLOGY

Vocabulário
[en] MENTHORS

Vocabulário
[en] KNOWLEDGES

Vocabulário
[en] TEACHER

Resumo
[pt] A pedagogia convive com uma profunda mutação tecnológica dos meios de comunicação. A comunicação e a tecnologia estão modificando a nossa relação com o tempo e o espaço, provocando um ritmo acelerado de mudanças no mundo a ser conhecido e nos modos de conhecê-lo. Com a expansão dos recursos de software e da Internet, as tecnologias da informação e das comunicações (TIC) abriram caminho para uma relação renovada com o saber, a ser explorado no ensino e na formação do magistério. Ao mesmo tempo, nesse quadro de transformações que afetam a cultura e a profissão docentes, apresenta-se aos professores a tarefa de ir construindo, com base na reflexão sobre a experiência pedagógica concreta, um saber que integre as contribuições tecnológicas e científicas ao seu ofício. Este trabalho discute a formação docente em tecnologias da informação e das comunicações na rede pública, a partir de uma reflexão sobre: os desafios que essas tecnologias apresentam à mediação pedagógica; as análises de alguns educadores sobre o panorama da informática na formação de professores; e a interlocução com formadores de professores de um Núcleo de Tecnologia Educacional do Rio de Janeiro (NTE).

Resumo
[en] Nowadays pedagogy is inserted in a intense technological mutation of the media. Communication and technology are transforming our relationship with time and space, producing an accelerated rhythm of changes both in the world itself and in our knowledge of it. With the expansion of software and Internet resources, information and communications technologies (ICT) had opened way for a new relationship with knowledge, yet to be explored in the education and professional development of teachers. At the same time, in this context of transformations which affects both culture and teaching profession, such workers are faced with the task of constructing a new knowledge based on their actual pedagogical experience. Such knowledge must integrate the new scientific contributions to their practice. The present work discusses the professional development of teachers facing new information and communications technologies in public education. It is based: a) on the challenges that such technologies present to the pedagogical mediation; b) on the analysis of some educators on how informatics affect the formation of professors; and c) on discussions with mentors of professors of the Nucleus of Educational Technology of Rio de Janeiro (NET).

Orientador(es)
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS

Banca
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS

Banca
SONIA KRAMER

Banca
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA

Banca
PAULO ROBERTO GIBALDI VAZ

Banca
VANI MOREIRA KENSKI

Catalogação
2004-11-05

Apresentação
2004-04-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5682@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5682@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5682


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF