Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ANÁLISE DO LUGAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS PCN E PCN+

Título
[en] WHAT GENRE IS THIS?: AN ANALYSIS OF THE PLACE OF GENDER RELATIONS IN THE NCP AND NCP +

Autor
[pt] RACHEL LUIZA PULCINO DE ABREU

Vocabulário
[pt] SEXUALIDADE

Vocabulário
[pt] PCN E CURRICULO

Vocabulário
[pt] RELACAO DE GENERO

Vocabulário
[pt] GENERO

Vocabulário
[en] SEXUALITY

Vocabulário
[en] NCP AND CURRICULUM

Vocabulário
[en] GENDER RELATION

Vocabulário
[en] GENDER

Resumo
[pt] Essa pesquisa pretendeu refletir sobre como a temática de gênero é abordada nos documentos curriculares PCN e PCN+ do ensino fundamental e médio. Em primeiro lugar me aprofundo na literatura dos estudos de gênero e do currículo, buscando perceber como esses dois campos se cruzam, objetivando identificar como as questões relativas ao gênero e a sexualidade, transformaram-se num tema da área curricular. Em seguida, na apreciação crítica dos dados, baseada principalmente na metodologia da análise documental e análise de conteúdo, problematizo os PCN e PCN+ procurando compreender como a temática de gênero é discutida, tentando identificar qual o seu lugar dentro dos documentos. As principais conclusões da pesquisa são: (1) o conceito de gênero revelado na análise dos documentos está marcado por uma concepção que favorece a dicotomia entre natureza (sexo) e cultura (gênero); (2) os documentos curriculares apresentam uma perspectiva higienista sobre a sexualidade e o corpo, com forte ênfase na prática do sexo seguro; (3) as mulheres – enquanto sujeitos históricos e categoria analítica – estão invisibilizadas nos textos dos PCN e dos PCN+.

Resumo
[en] This research intended to reflect on how the gender issue is addressed in the curriculum documents NCPandNCP + elementary and middle school . Firstly I delve into the literature of gender studies and curriculum, seeking to understand how these two fields intersect in order to identify how issues relating to gender and sexuality became a topic of curriculum area. Then, the critical assessment of the data, primarily based on the methodology of document analysis and content analysis and questioning the NCP and NCP + trying to understand how the issue of gender is discussed, trying to identify what their place within the documents. The main conclusions of the research are: (1) the concept of gender revealed in the analysis of the documents is marked by a design that favors the dichotomy between nature (sex) and culture (gender), (2) curriculum documents have a hygienist perspective on sexuality and the body, with a strong emphasis on the practice of safe sex and (3) women - as subjects historical and analytical category - are in the texts of the NCP and NCP +.

Orientador(es)
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA

Banca
ANA CANEN

Banca
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA

Banca
MARIA ELISA ALMEIDA BACAL

Catalogação
2021-11-25

Apresentação
2014-04-14

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56158@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56158


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF