Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE?: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS LEITORES SOBRE OS LIVROS ILUSTRADOS DE FICCÇÃO EM PROSA DIRIGIDOS AO PÚBLICO ADULTO

Título
[en] GOT IT OR DO YOU WANT ME TO DRAW A PICTURE FOR YOU?: A STUDY OF THE READER S PERCEPTION ABOUT ILUSTRATED FICTION PROSE BOOKS TARGETED AT THE ADULT AUDIENCE

Autor
[pt] BRUNA SPINOLA SADDY

Vocabulário
[pt] PERCEPCAO

Vocabulário
[pt] PRESSAO SOCIAL

Vocabulário
[pt] GOSTO PESSOAL

Vocabulário
[pt] PUBLICO ADULTO

Vocabulário
[pt] EDITORIAL

Vocabulário
[pt] DESIGN NA LEITURA

Vocabulário
[pt] ADULTO

Vocabulário
[pt] ILUSTRACAO

Vocabulário
[pt] LIVRO

Vocabulário
[en] PERCEPTION

Vocabulário
[en] SOCIAL PRESSURE

Vocabulário
[en] READING DESIGN

Vocabulário
[en] ADULT

Vocabulário
[en] ILUSTRATION

Vocabulário
[en] BOOK

Resumo
[pt] Esta pesquisa pretende investigar, compreender e descrever as percepções atuais dos leitores adultos sobre a participação da ilustração em livros de ficção em prosa dirigidos ao público adulto e a oferta do mercado. Partindo do pressuposto de que questões relativas à valoração e hierarquização entre conteúdo verbal/conteúdo visual sustentam o paradigma de ausência de ilustrações no livro de ficção em prosa dirigido ao público adulto em decorrência das pressões e expectativas culturais sofridas pelos leitores, o presente trabalho abrange em seu percurso metodológico: uma retrospectiva sobre a história do livro ilustrado no ocidente, com base nos estudos de Fischer (2006), Powers (2011) e Chartier (1998); uma discussão sobre as pressões sociais que agem sobre o leitor adulto reunindo conceitos presentes nas obras de Rancière (2009), Bourdieu (1998) e Nikilajeva e Scott (2011); uma pesquisa quantitativa em livraria sobre a incidência de ilustrações na oferta atual do mercado editorial, baseada na metodologia proposta por Gil (2002) – na qual é constatada a majoritária ausência de ilustrações no miolo dos livros de ficção em prosa dirigidos ao público adulto – e um questionário com mais de 400 leitores adultos, seguindo os preceitos de Bardin (2002), no qual se constata uma possível demanda de mercado para obras ilustradas para adultos, assim como uma grande aceitação dos respondentes do leitor adulto de obras ilustradas, embora sejam efetivamente encontrados traços de valoração negativa e hierarquização. Por fim, é proposta uma discussão sobre o papel do designer, enquanto pessoa influenciada e agente de influências, seguindo a linha de pensamento de Farbiarz (2008) e Findeli (1994), e o livro e a sua fruição como um wicked problem, com base nas ideias de Cardoso (2012), Rittel e Webber (1973).

Resumo
[en] This dissertation s research aims to investigate, comprehend and describe adult readers current perceptions about the participation of illustration in fiction prose books aimed at a adult audience and the market s supply. Based on the assumption that issues related to attribution of values and hierarchization between the written content and the image content maintain the current paradigm of absence of illustration in fiction prose books aimed at adult audiences, this dissertation s methodology covers: a retrospective of the history of illustrated books based on the studies of Fischer (2006), Powers (2011) and Chartier (1998); a discussion about the social pressures that act upon the adult reader gathering concepts of the works of Rancière (2009), Bourdieu (1998) and Nikilajeva and Scott (2011); a quantitative research done in a book store about the incidence of illustrations in the current market supply, based on Gil (2002) – in which is found that the majority of fiction prose books aimed at adults do not have illustrations – and a questionnaire with more than 400 adult readers, based on the Bardin s methodology (2002), in with is found that there is a possible demand or niche for adult illustrated fiction books, as well great social acceptance of the adults who like illustrated books, thought there races of attribution of values and hierarchization were found. Ultimately, it proposes a discussion about the designer s role, as an influenced person and as an influence himself, based on the thoughts of Farbiarz (2008) and Findeli (1994), and about the book and its fruition as a wicked problem, based in the ideas of Cardoso (2012), Rittel and Webber (1973).

Orientador(es)
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Coorientador(es)
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO

Banca
JACKELINE LIMA FARBIARZ

Banca
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO

Banca
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
WASHINGTON DIAS LESSA

Catalogação
2016-10-18

Apresentação
2016-03-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27688@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27688@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27688


Arquivos do conteúdo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
CAPÍTULO 8 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF