Título
[pt] AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ESTABILIDADE DE TENSÃO CONSIDERANDO A REGULAÇÃO PRIMÁRIA E PARÂMETROS DA REDE VARIÁVEIS COM A FREQUÊNCIA
Título
[en] VOLTAGE STABILITY ASSESSMENT CONSIDERING PRIMARY FREQUENCY CONTROL AND FREQUENCY-DEPENDENT LINE PARAMETERS
Autor
[pt] DIANA MARGARITA GARCIA MARTINEZ
Vocabulário
[pt] ESTABILIDADE DE TENSAO
Vocabulário
[pt] PARAMETROS DA REDE VARIAVEIS COM A FREQUENCIA
Vocabulário
[pt] MULTIPLAS BARRAS SWING
Vocabulário
[pt] REGULACAO PRIMARIA
Vocabulário
[en] VOLTAGE STABILITY
Vocabulário
[en] FREQUENCY-DEPENDENT LINE PARAMETERS
Vocabulário
[en] MULTIPLE SWING BUSES
Vocabulário
[en] PRIMARY FREQUENCY CONTROL
Resumo
[pt] A crescente demanda de energia elétrica faz com que a complexidade dos
sistemas elétricos de potência seja cada vez maior, associado às limitações na
expansão do sistema de transmissão, resulta na operação dos sistemas elétricos
mais próximos de seus limites, tornando-os vulneráveis a problemas de
estabilidade de tensão. Nesse contexto, faz-se necessário o desenvolvimento de
ferramentas computacionais capazes de representar os sistemas elétricos mais
adequadamente, melhorando assim as condições de análise. Neste trabalho são
apresentadas três modelagens do fluxo de carga mais completas que a modelagem
clássica, a saber: a modelagem de múltiplas barras swing, a modelagem com
regulação primária e a modelagem com parâmetros da rede de transmissão
variáveis com a frequência. Uma vez utilizadas na solução do problema do fluxo
de carga estas modelagens são estendidas para a realização do cálculo dos índices
de estabilidade de tensão das barras de carga, barras de tensão controlada e barras
swing. Testes numéricos com um sistema-teste de 6 barras são apresentados para a
verificação da aplicabilidade e adequação dos modelos analisados.
Resumo
[en] The growing demand for electricity increases the complexity of electric
power systems which, when combined with limitations in the expansion of
transmission systems, results in the operation of electrical systems closer to their
limits, making them vulnerable to voltage stability problems. In this context, there
is a gap in the market for the development of computational tools that can
represent the electrical systems more appropriately, thereby improving the
conditions of analysis. The present study formulates three non-classical load flow
representations: multiple swing buses, primary frequency control, and frequency
dependent transmission network parameters. Once used in the load flow problem
solving, these models are also extended to allow the calculation of voltage
stability indices of load buses, controlled voltage buses and swing buses.
Numerical tests with a 6-bus test system are presented to verify the applicability
and adequacy of the proposed models.
Orientador(es)
RICARDO BERNARDO PRADA
Coorientador(es)
JOAO ALBERTO PASSOS FILHO
Banca
RICARDO BERNARDO PRADA
Banca
JULIO CESAR STACCHINI DE SOUZA
Banca
JOAO ALBERTO PASSOS FILHO
Banca
RICARDO MOTA HENRIQUES
Catalogação
2016-01-05
Apresentação
2015-06-23
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25603@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25603@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25603
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