Título
[pt] GESTÃO TRIBUTÁRIA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE EMPRESA DO SETOR DE VAREJO ELETRÔNICO BRASILEIRO
Título
[en] TAX MANAGEMENT IN THE SUPPLY CHAIN: LOCATION PROBLEM FOR A COMPANY IN THE BRAZILIAN E-COMMERCE RETAIL
Autor
[pt] JORGE MAURICIO OURIQUES DUARTE
Vocabulário
[pt] LOCALIZACAO
Vocabulário
[pt] TRIBUTO
Vocabulário
[pt] CENTRO DE DISTRIBUICAO
Vocabulário
[pt] COMPETITIVIDADE
Vocabulário
[pt] VAREJO
Vocabulário
[pt] CADEIA DE SUPRIMENTOS
Vocabulário
[en] LOCATION
Vocabulário
[en] DISTRIBUTION CENTER
Vocabulário
[en] COMPETITIVENESS
Vocabulário
[en] RETAIL
Vocabulário
[en] SUPPLY CHAIN
Resumo
[pt] A eficaz gestão da cadeia de suprimentos no atual ambiente competitivo brasileiro tem sido apontada na literatura como solução para a garantia de rentabilidade. Para garantir a sua continuidade as empresas estão buscando cada vez mais se integrar às suas respectivas cadeias de suprimentos de modo a conseguir algum tipo de vantagem em relação aos concorrentes. No entanto, nos modelos de gestão apresentados na literatura a questão tributária tem sido considerada de forma superficial e, com isso, deixando de cumprir um importante papel na identificação de oportunidades que possam ser convertidas em benefícios econômicos decorrentes de operações fiscais bem planejadas. Este trabalho tem como objetivo a análise do impacto da tributação na gestão da cadeia de suprimentos e, em especial, no setor de varejo eletrônico. É apresentada uma situação real onde uma empresa deste segmento, valendo-se dos conceitos de elisão fiscal, estabeleceu um Centro de Distribuição em uma região distante de seu principal mercado consumidor e de seus fornecedores. O ganho tributário obtido superou os custos logísticos adicionais resultando em uma grande economia para a empresa.
Resumo
[en] The supply chain management efficacy of today s competitive environment
in Brazil has been identified, in print, as a solution to guarantee profitability, and
therefore continuity of companies that are increasingly seeking to integrate their
respective supply chains in order to achieve some sort of competitive advantage.
However, in the management models presented in print, the tax issue has been
considered in a superficial way and thereby failing to fulfill an important role in
identifying opportunities that can be converted into economic benefits arising
from tax transactions well planned. This study aims to analyze the taxation impact
on the supply chain management and, in particular, in the retail sector, through a
case study of locating a distribution center, in which a real situation is presented
where a company in this sector, drawing on the concepts of tax avoidance,
established a distribution center in a distant region of his main consumer market
and its suppliers.
Orientador(es)
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
Banca
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
Banca
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
Banca
VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI
Catalogação
2014-05-27
Apresentação
2013-05-30
Tipo
[pt] TEXTO
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Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23007@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23007@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23007
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