Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] GESTÃO TRIBUTÁRIA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO DE EMPRESA DO SETOR DE VAREJO ELETRÔNICO BRASILEIRO

Título
[en] TAX MANAGEMENT IN THE SUPPLY CHAIN: LOCATION PROBLEM FOR A COMPANY IN THE BRAZILIAN E-COMMERCE RETAIL

Autor
[pt] JORGE MAURICIO OURIQUES DUARTE

Vocabulário
[pt] LOCALIZACAO

Vocabulário
[pt] TRIBUTO

Vocabulário
[pt] CENTRO DE DISTRIBUICAO

Vocabulário
[pt] COMPETITIVIDADE

Vocabulário
[pt] VAREJO

Vocabulário
[pt] CADEIA DE SUPRIMENTOS

Vocabulário
[en] LOCATION

Vocabulário
[en] DISTRIBUTION CENTER

Vocabulário
[en] COMPETITIVENESS

Vocabulário
[en] RETAIL

Vocabulário
[en] SUPPLY CHAIN

Resumo
[pt] A eficaz gestão da cadeia de suprimentos no atual ambiente competitivo brasileiro tem sido apontada na literatura como solução para a garantia de rentabilidade. Para garantir a sua continuidade as empresas estão buscando cada vez mais se integrar às suas respectivas cadeias de suprimentos de modo a conseguir algum tipo de vantagem em relação aos concorrentes. No entanto, nos modelos de gestão apresentados na literatura a questão tributária tem sido considerada de forma superficial e, com isso, deixando de cumprir um importante papel na identificação de oportunidades que possam ser convertidas em benefícios econômicos decorrentes de operações fiscais bem planejadas. Este trabalho tem como objetivo a análise do impacto da tributação na gestão da cadeia de suprimentos e, em especial, no setor de varejo eletrônico. É apresentada uma situação real onde uma empresa deste segmento, valendo-se dos conceitos de elisão fiscal, estabeleceu um Centro de Distribuição em uma região distante de seu principal mercado consumidor e de seus fornecedores. O ganho tributário obtido superou os custos logísticos adicionais resultando em uma grande economia para a empresa.

Resumo
[en] The supply chain management efficacy of today s competitive environment in Brazil has been identified, in print, as a solution to guarantee profitability, and therefore continuity of companies that are increasingly seeking to integrate their respective supply chains in order to achieve some sort of competitive advantage. However, in the management models presented in print, the tax issue has been considered in a superficial way and thereby failing to fulfill an important role in identifying opportunities that can be converted into economic benefits arising from tax transactions well planned. This study aims to analyze the taxation impact on the supply chain management and, in particular, in the retail sector, through a case study of locating a distribution center, in which a real situation is presented where a company in this sector, drawing on the concepts of tax avoidance, established a distribution center in a distant region of his main consumer market and its suppliers.

Orientador(es)
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Banca
VALERIA CAMPOS GOMES DE SOUZA MICCUCI

Catalogação
2014-05-27

Apresentação
2013-05-30

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23007@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23007@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23007


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