Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] COUNTRY EQUITY: CHILEAN CONSUMERS PERCEPTIONS ABOUT BRASIL AND CHINA AND THEIR PRODUCTS

Título
[pt] COUNTRY EQUITY: PERCEPÇÕES DO CONSUMIDOR CHILENO SOBRE O BRASIL E A CHINA E SEUS PRODUTOS

Autor
[pt] ANITA FERNANDES KOENIGSDORF

Vocabulário
[pt] IMAGEM DE PAIS

Vocabulário
[pt] BRANDING INTERNACIONAL

Vocabulário
[pt] PAIS DE ORIGEM

Vocabulário
[en] COUNTRY IMAGE

Vocabulário
[en] INTERNATIONAL BRANDING

Vocabulário
[en] COUNTRY OF ORIGIN

Resumo
[pt] Empresas brasileiras e de outros países emergentes estão construindo, ou planejam construir em um futuro próximo, sua estratégia de marca e posicionamento global. O uso da marca país pode ser uma maneira de diferenciar suas ofertas no mercado internacional. Com base no conceito de country equity, originado da extensão do constructo brand equity para países, esta pesquisa teve como objetivo investigar empiricamente a influência que a origem brasileira de um produto exerce sobre a atitude de consumidores estrangeiros desse produto. Adotou-se o modelo de Pappu e Quester (2010), composto por cinco dimensões (conhecimento do país, imagem micro de país, imagem macro de país, qualidade percebida e lealdade ao país), que foi complementado com indicadores afetivos (sentimentos, emoções), com base em Haubl (1996). O modelo proposto foi testado em duas categorias de produtos, uma de produtos duráveis (automóveis) e outras de produtos não duráveis (sapatos). Os questionários foram aplicados a uma amostra de 439 estudantes chilenos. A análise dos dados coletados permite agregar novas noções aos resultados de estudos anteriores sobre as dimensões do constructo country equity sob o ponto de vista do consumidor.

Resumo
[en] The use of nation branding can be a way to differentiate multinational companies offerings in target international markets. Based on the concept of country equity, originated from the extension of the construct of brand equity to countries, this research aimed to empirically investigate the influence the Brazilian origin of a product has on foreign consumers’ attitudes towards this product. Building on the work by Pappu and Quester (2010), a consumer-based perspective was adopted for country equity and the construct was operationalized with five dimensions, comprising country awareness, macro country image, micro country image, perceived quality, and country loyalty toward the country. Their model was complemented with affective indicators (feelings, emotions), based on Haubl (1996). The proposed model was tested in two different product categories, a durable consumer product category (cars) and a nondurable consumer product category (footwear). The questionnaires were administered to a sample of 439 Chilean students. The data analysis adds new approaches to the results of previous studies on the dimensions of the country equity construct from a consumer-based perspective.

Orientador(es)
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
JORGE FERREIRA DA SILVA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
RENATO DOURADO COTTA DE MELLO

Catalogação
2012-09-05

Apresentação
2012-04-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20300@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20300@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20300


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF