Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] FAMÍLIA POPULAR E ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO: AS MEDIAÇÕES DE UM PROCESSO EDUCATIVO EM CONSTRUÇÃO

Título
[en] POPULAR FAMILY AND PUBLIC SCHOOLS IN RIO DE JANEIRO: THE MEDIATION OF ON EDUCATIONAL PROCESS IN CONSTRUCTION

Autor
[pt] ERICA DE BARROS PEREIRA

Vocabulário
[pt] FAMILIA

Vocabulário
[pt] SEGREGACAO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[en] FAMILY

Vocabulário
[en] SEGREGATION

Vocabulário
[en] EDUCATION

Resumo
[pt] Este trabalho aborda o tema da educação pública brasileira após seu processo de massificação. Partindo da hipótese de que as escolas públicas são produtoras de segregação urbana, nossos objetivos são: refletir sobre o lugar que a instituição escolar ocupa no projeto de vida de famílias populares moradoras de favelas e periferias; e, investigar qual o grau de participação dos responsáveis no processo de escolarização de seus filhos. Para isso, utilizou-se alguns dos dados produzidos por um survey realizado em 2010 junto a pais e responsáveis por estudantes de escolas públicas moradores de favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro. Nossas conclusões apontam que a escola é uma parte importante no cotidiano das famílias populares que valorizam o saber escolar e demonstram grande interesse em participar das atividades escolares. Sua importância é percebida pelos pais e responsáveis não só em relação à questão da mobilidade social como também em sua dimensão socializadora na formação de cidadãos de modo que tenham acesso à diversidade cultural presente na cidade. Tais conclusões nos levam a refletir sobre os diferentes aspectos que incidem sobre a relação da escola com a família, e de como eles têm contribuído para fragilizar o papel institucional da escola.

Resumo
[en] This work addresses the issue of public education in Brazil after his process of massification. Assuming that public schools are producing urban segregation, ours aims are: to reflect on the place the institution occupies in the school project of life of families living in slums and popular neighborhoods; and, investigate what degree of participation of practitioners in the process of schooling of their children. For this, it was used a few data from the survey conducted in 2010 with parents and responsible for public school students residing in slums of the South Zone of Rio de Janeiro. Our findings indicate that the school is an important part in the ordinary life of families who value popular school knowledge and show great interest in participating in school activities. Its importance is noted by parents and responsible not only on the issue of social mobility but also in their size socializing in the formation of citizens so having access to cultural diversity in this city. These findings lead us to reflect on the different aspects that concern the relationship between school and family, and how they have contributed to weaken the institutional role of the school.

Orientador(es)
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS

Banca
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS

Banca
MARIA SARAH DA SILVA TELLES

Banca
MÔNICA DIAS PEREGRINO FERREIRA

Catalogação
2012-08-27

Apresentação
2012-04-20

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20263@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20263@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20263


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
APRESENTAÇÃO, INTRODUÇÃO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF