Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DA USABILIDADE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: CEAD-IFES/ES, UM ESTUDO DE CASO

Título
[en] ERGONOMIC EVALUATION OF THE USABILITY OF CEAD-IFES/ES’S VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT: A CASE STUDY

Autor
[pt] ALIANA PEREIRA SIMÕES

Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM

Vocabulário
[pt] VIRTUAL

Vocabulário
[pt] ERGONOMIA

Vocabulário
[pt] DESIGN

Vocabulário
[en] LEARNING

Vocabulário
[en] VIRTUAL

Vocabulário
[en] ERGONOMICS

Vocabulário
[en] DESIGN

Resumo
[pt] O objetivo deste estudo foi realizar a avaliação ergonômica da usabilidade de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para demonstrar que a falta de conhecimento dos benefícios da usabilidade e do ergodesign pode contribuir com a baixa qualidade do ensino a distância. O ambiente virtual de aprendizagem do CEAD/IFES-ES foi o objeto do estudo e para realizar esta avaliação definiu-se os seguintes métodos e técnicas: aplicação do questionário SUS, Avaliação Cooperativa e Avaliação Heurística. Os resultados obtidos com esta avaliação apontaram que este ambiente apresenta graves problemas de usabilidade. E, a partir destes resultados, foi possível gerar recomendações de melhoria da usabilidade e do design da interface do ambiente. Espera-se que este estudo possa auxiliar outras pesquisas que visam melhorar a qualidade dos ambientes virtuais de aprendizagem.

Resumo
[en] This study’s aim was carry through the ergonomic evaluation of the usability in a virtual learning environment to demonstrate how the lack of usability criteria and ergodesign can contribute with low quality of the distance education. The study’s object was CEAD/IFES-ES’s virtual learning environment and to conduct this evaluation the following methods and techniques were applied: SUS questionnaire, Cooperative Evaluation and Heuristic Evaluation. The obtained results pointed that this environment presents serious usability problems and showed that was possible to generate improvement recommendations for this interface environment with usability and design. There’s a hope that this scientific investigation can help other researches to improve the quality of virtual learning environments.

Orientador(es)
ANAMARIA DE MORAES

Banca
LUIZ CARLOS AGNER CALDAS

Banca
ANAMARIA DE MORAES

Banca
SOPHIA ROSLINDO PIMENTA

Catalogação
2011-08-18

Apresentação
2011-03-29

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18087@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18087


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
CAPÍTULO 7 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF