Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA

Título
[en] REWRITING THE PAST: ALBERTO NEPOMUCENO UNDER THE MODERNIST BATON

Autor
[pt] ROGERIO SOARES DE MOURA

Vocabulário
[pt] MARIO DE ANDRADE

Vocabulário
[pt] ALBERTO NEPOMUCENO

Vocabulário
[pt] PRIMEIRA REPUBLICA

Vocabulário
[pt] MODERNISMO

Vocabulário
[en] MARIO DE ANDRADE

Vocabulário
[en] ALBERTO NEPOMUCENO

Vocabulário
[en] FIRST REPUBLIC

Vocabulário
[en] MODERNISM

Resumo
[pt] Este trabalho consiste na análise do processo de construção de imagem do compositor Alberto Nepomuceno nas obras de três importantes autores que versam sobre o passado musical brasileiro: Guilherme de Melo, Renato Almeida e Mário de Andrade. Partindo da identificação destes três autores como primeiros e principais conformadores dos elementos constitutivos deste processo, desenvolvese a análise de tais elementos, considerando-se suas compreensões sobre a formação da música brasileira. Tal aspecto consiste no estudo dos projetos delineados por estes autores, considerando-se, sobretudo, o que pensavam sobre questões como: nacionalismo musical, música popular, música erudita, influências étnicas e modelos estético-estilísticas, possibilitando não apenas a apreensão dos tipos de memória sobre a música brasileira que estão sendo produzidas nas primeiras décadas do século XX e os seus respectivos propósitos, mas também a imagem de Brasil musical que se pretende difundir para as gerações subseqüentes.

Resumo
[en] This paper aims at analyzing the process of image construction of the composer Alberto Nepomuceno in works of three important authors who have written about the Brazilian musical past: Guilherme de Melo, Renato Almeida and Mário de Andrade. After identifying them as the first and most important conformers of the elements constituting the process, such elements were analyzed, considering the authors` points of view on the Brazilian music formation. This aspect consists of the study of the projects developed by them, taking into special consideration their opinion on issues like: musical nationalism, popular music, classical music, ethnic influences and aesthetic and stylistic models, making it possible to understand not only the types of memory of Brazilian music that are being created at the first decades of the XX century and their respective goals, but also the image of musical Brazil which is intended to be transmitted to future generations.

Orientador(es)
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO

Coorientador(es)
SANTUZA CAMBRAIA NAVES

Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ

Banca
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO

Banca
SANTUZA CAMBRAIA NAVES

Banca
ANDRE PEREIRA BOTELHO

Catalogação
2009-02-10

Apresentação
2008-09-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13039


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF