Título
[pt] RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA
Título
[en] REWRITING THE PAST: ALBERTO NEPOMUCENO UNDER THE MODERNIST BATON
Autor
[pt] ROGERIO SOARES DE MOURA
Vocabulário
[pt] MARIO DE ANDRADE
Vocabulário
[pt] ALBERTO NEPOMUCENO
Vocabulário
[pt] PRIMEIRA REPUBLICA
Vocabulário
[pt] MODERNISMO
Vocabulário
[en] MARIO DE ANDRADE
Vocabulário
[en] ALBERTO NEPOMUCENO
Vocabulário
[en] FIRST REPUBLIC
Vocabulário
[en] MODERNISM
Resumo
[pt] Este trabalho consiste na análise do processo de construção
de imagem do
compositor Alberto Nepomuceno nas obras de três importantes
autores que
versam sobre o passado musical brasileiro: Guilherme de
Melo, Renato Almeida e
Mário de Andrade. Partindo da identificação destes três
autores como primeiros e
principais conformadores dos elementos constitutivos deste
processo, desenvolvese
a análise de tais elementos, considerando-se suas
compreensões sobre a
formação da música brasileira. Tal aspecto consiste no
estudo dos projetos
delineados por estes autores, considerando-se, sobretudo, o
que pensavam sobre
questões como: nacionalismo musical, música popular, música
erudita, influências
étnicas e modelos estético-estilísticas, possibilitando não
apenas a apreensão dos
tipos de memória sobre a música brasileira que estão sendo
produzidas nas
primeiras décadas do século XX e os seus respectivos
propósitos, mas também a
imagem de Brasil musical que se pretende difundir para as
gerações subseqüentes.
Resumo
[en] This paper aims at analyzing the process of image
construction of the
composer Alberto Nepomuceno in works of three important
authors who have
written about the Brazilian musical past: Guilherme de Melo,
Renato Almeida and
Mário de Andrade. After identifying them as the first and
most important
conformers of the elements constituting the process, such
elements were analyzed,
considering the authors` points of view on the Brazilian
music formation. This
aspect consists of the study of the projects developed by
them, taking into special
consideration their opinion on issues like: musical
nationalism, popular music,
classical music, ethnic influences and aesthetic and
stylistic models, making it
possible to understand not only the types of memory of
Brazilian music that are
being created at the first decades of the XX century and
their respective goals, but
also the image of musical Brazil which is intended to be
transmitted to future
generations.
Orientador(es)
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
Coorientador(es)
SANTUZA CAMBRAIA NAVES
Banca
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ
Banca
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
Banca
SANTUZA CAMBRAIA NAVES
Banca
ANDRE PEREIRA BOTELHO
Catalogação
2009-02-10
Apresentação
2008-09-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13039
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF