Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] APOIO AO DESIGN E À INTERPRETAÇÃO DE MODELOS DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR REPRESENTADOS EM MOLIC

Título
[en] SUPPORTING THE DESIGN AND THE INTERPRETATION OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION DIAGRAMS REPRESENTED IN MOLIC

Autor
[pt] ANA CAROLINA INNECCO C DE ARAUJO

Vocabulário
[pt] ENGENHARIA SEMIOTICA

Vocabulário
[pt] MOLIC

Vocabulário
[pt] FERRAMENTA EPISTEMICA

Vocabulário
[pt] MODELO DE INTERACAO

Vocabulário
[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR

Vocabulário
[en] SEMIOTIC ENGINEERING

Vocabulário
[en] MOLIC

Vocabulário
[en] EPISTEMIC TOOL

Vocabulário
[en] INTERACTION MODEL

Vocabulário
[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION

Resumo
[pt] Como os usuários de computadores pessoais costumam enxergar um sistema computacional interativo como a própria interface, é desejável que esta seja construída de forma que eles entendam para que serve o sistema, o que ele permite que seus usuários façam e de que forma, para quem se destina etc. De acordo com a Engenharia Semiótica, fundamentação teórica deste trabalho, tais questões são transmitidas aos usuários por uma metamensagem do designer, comunicada pela sua interface, através de conversas entre usuário e designer - este último através de seu representante em tempo de interação, o preposto do designer. A Engenharia Semiótica propõe, antes da construção da interface concreta, uma etapa de modelagem da interação usuário-sistema, na qual o designer modela todas as possíveis conversas que consegue prever para que os usuários atinjam suas metas. Para a execução desta etapa, criou-se, em 2003, a MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation), uma linguagem de modelagem que representa a interação como as possíveis conversas entre usuário e designer. Apesar de ter sido proposta como uma ferramenta epistêmica, a MoLIC ainda não tinha tido suas características epistêmicas exploradas explicitamente. Este trabalho visa explorar o valor epistêmico da MoLIC, apoiando a reflexão do designer através de um conjunto de perguntas que ele pode se fazer sobre a representação da interação, de forma a atingir dois objetivos. O primeiro é apoiar a atividade de (re)design em si, através da explicitação das conseqüências das decisões de design representadas na MoLIC. O segundo é apoiar a interpretação da interação humano-computador, a fim de que o próprio designer ou um outro leitor seja capaz de entender e explicar modelos MoLIC seguindo a metáfora de uma conversa entre usuário e designer.

Resumo
[en] Personal computer users frequently view an interactive computational system as the user interface itself. Therefore, it´s desirable that such interface be developed in a way they can understand what the system is for, what it allows their users to do and in which way, for whom it´s made etc. Based on Semiotic Engineering, which is the theoretical foundation of this work, such issues are being conveyed to the users in a metamessage from the designer, communicated by its user interface, through conversations between the user and the designer - this one through his deputy at interaction time, the designer´s deputy. Before the concrete user interface is developed, Semiotic Engineering proposes to model the user-system interaction as a dialogue. In this stage, the designer models all the possible ways he anticipates that the users will be able to accomplish their goals. For this stage, a modeling language called MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation) was created in 2003 to represent the interaction as the possible conversations between the user and the designer. Although it has been proposed as an epistemic tool, until now MoLIC had not had its epistemic features explored explicitly. This work aims to explore the epistemic value of MoLIC, supporting the designer`s reflection through a set of questions that he might ask for himself about the interaction representation, in order to accomplish two goals. The first one is to support the (re)design activity itself, by making explicit the consequences of the design decisions represented in MoLIC. The second one is to support the interpretation of the human-computer interaction represented in MoLIC, so that the designer or any other reader would be able to understand and explain MoLIC diagrams based on the conversation metaphor.

Orientador(es)
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA

Banca
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA

Banca
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA

Banca
CARLA FARIA LEITAO

Catalogação
2008-10-28

Apresentação
2008-03-26

Tipo
[pt] TEXTO

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Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12418@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12418@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12418


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