Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ACADEMIC CLIMATE AND THE PROMOTION OF LEARNING IN THE EARLY YEARS OF EDUCATION

Título
[pt] CLIMA ACADÊMICO E PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor
[pt] FERNANDA FERREIRA PEDROSA

Vocabulário
[pt] SALA DE AULA

Vocabulário
[pt] ESCOLAS EFICAZES

Vocabulário
[pt] CLIMA ACADEMICO

Vocabulário
[en] CLASSROOM

Vocabulário
[en] EFFECTIVE SCHOOLS

Vocabulário
[en] ACADEMIC CLIMATE

Resumo
[pt] A pesquisa estuda o clima acadêmico e suas manifestações nas salas de aula e nas escolas do Rio de Janeiro que participam do Projeto Geres. O primeiro objetivo, a partir da revisão de literatura sobre escolas eficazes, foi verificar se o questionário do professor Geres consegue captar medidas de clima acadêmico. Com o tratamento estatístico apropriado, foram construídas sete escalas relacionadas ao conceito: quatro no nível da escola (liderança do diretor, responsabilidade pela aprendizagem, trabalho colaborativo e violência) e três no nível da sala de aula (interrupção de classe, utilização de recursos didáticos e práticas de leitura). Estas escalas foram submetidas a modelos de explicação da proficiência, cujo resultado revelou o que pesquisas nessa área já apontavam, ou seja, a dificuldade de olhar para sala de aula, especialmente nos anos iniciais da educação básica.

Resumo
[en] The search studies the academic climate and his manifestations on the classrooms and on the schools in Rio de Janeiro what taking part of the GERES Project. The first goal, from the literature review about effective schools, was verify if the GERES teacher questionnaire can measure academic climate. With the appropriated static treatment, seven scales were built related to the concept: four of school level (principal leadership, responsible of apprenticeship, collaborated job and violence) and three of classroom level (interruption of class, utilization of resources didactic and practices of reading). These scales have been submitted to models of explanation from proficiency, whose result reveals what researches in this area had already indicated - the difficult of looking to classroom, especially in the early years of basic education.

Orientador(es)
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO

Banca
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR

Banca
SIBELE CAZELLI

Catalogação
2007-12-18

Apresentação
2007-07-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11055@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11055@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11055


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF