Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] JOVENS DE PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS NA PUC-RIO: EXPERIÊNCIAS E TÁTICAS NO CONVÍVIO COM A ALTERIDADE

Título
[en] STUDENTS FROM COMMUNITY PRE-UNIVERSITY PREPARATORY COURSES OF PUC-RIO: EXPERIENCES AND TACTICS OF DIFFERENT CO-LIVING REALITIES

Autor
[pt] LUCIANA FERREIRA BARCELLOS

Vocabulário
[pt] ALTERIDADE

Vocabulário
[pt] MODOS DE SUBJETIVACAO

Vocabulário
[pt] JOVENS DE ESPACOS POPULARES

Vocabulário
[pt] CONTEMPORANEIDADE

Vocabulário
[pt] UNIVERSIDADE

Vocabulário
[en] ALTERITY

Vocabulário
[en] SUBJECTIVITIES PROCESS

Vocabulário
[en] STUDENTS FROM COMMUNITY SPACES

Vocabulário
[en] CONTEMPORANEITY

Vocabulário
[en] UNIVERSITY

Resumo
[pt] O presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência atual de jovens, provenientes dos cursos pré-vestibulares comunitários, como estudantes universitários, na PUC-Rio. Através do projeto Bolsa de Ação Social, desde 1994, a Universidade vem possibilitando a formação gratuita de jovens impossibilitados de custear o curso superior. Este projeto tem propiciado um cenário de convivência com a diferença, onde trajetórias de vida distintas seriam confrontadas diariamente, redimensionando valores e paradigmas. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com os jovens bolsistas − de uma pluralidade de cursos e áreas do conhecimento − e da observação- itinerante. Optou-se por privilegiar os jovens oriundos dos cursos pré-vestibulares comunitários, apostando que, as propostas político-pedagógicas, de alguns destes cursos, promovem mudanças nas concepções e no posicionamento dos jovens frente ao mundo. Os autores Michel de Certeau e Mikhail Bakhtin serviram como referenciais de base para o desenvolvimento da pesquisa e para a análise do material obtido. Em um espaço estruturado em função de um perfil específico de alunado, estes jovens forasteiros criam seus próprios trajetos e se apropriam, criativamente, do espaço de modos particulares. Táticas coletivas (e/ou individuais) são utilizadas para o enfrentamento dos obstáculos e impasses que se colocam no cotidiano acadêmico. Se, de um lado, corroboram velhos paradigmas e concepções, de outro, são surpreendidos e os re-significam. Os jovens afetam e são, simultaneamente, afetados pelo novo espaço. Constroem-se novas identidades e novos processos de subjetivação.

Resumo
[en] The present study aims to analyze the lives experiences of contemporary university students of PUC-Rio from community pre-university preparatory courses. Since 1994, through the project Bolsa de Ação Social, this university promotes the graduation of the students from this courses providing full scholarship due to their difficulty to finance their own study. This project allows the formation of a co- living scenario that stirs different and confronting lifetime histories leading to changes in values and paradigms concepts. This investigation was enrolled through individual interviews with students of different knowledge areas with the history above, and from itinerant- observation. This group of students was selected due to the belief that the political and pedagogical proposals of their courses promotes reevaluation of the concepts and of the place occupied by these students front the world. Important authors such as Michel de Certeau and Mikhail Bakhtin were the basis for the development of research and analysis of data obtained. In an environment structured according to a specific group of students profile, these foreign students creates pathways and creatively occupies places with particular means. Collective tactics (and/or individual), are utilized to face obstacles of the academic quotidian. Ether way they corroborate old paradigms and concepts or are surprised and remodel them. Students affect and are self affected by this new environment in which new identities and subjectivities process are constructed.

Orientador(es)
SOLANGE JOBIM E SOUZA

Banca
SOLANGE JOBIM E SOUZA

Banca
ESTHER MARIA DE MAGALHAES ARANTES

Banca
TANIA DAUSTER

Banca
ELIANE RIBEIRO ANDRADE

Catalogação
2007-07-16

Apresentação
2007-03-15

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10118@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10118@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10118


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF