XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: IS TO TOLERATE A LITTLE? FOR A PHILOSOPHY OF THE EDUCATION STARTING FROM THE CONCEPT OF TOLERANCE Autor: MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9472
Catalogação: 16/01/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9472@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9472@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9472
Resumo:
Título: IS TO TOLERATE A LITTLE? FOR A PHILOSOPHY OF THE EDUCATION STARTING FROM THE CONCEPT OF TOLERANCE Autor: MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
Nº do Conteudo: 9472
Catalogação: 16/01/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9472@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9472@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9472
Resumo:
Tolerance is sometimes considered the negative attitude of
one who does not
accept, much less love, another human being but is willing
to put up with, or
allow for, the existence of others by being condescending.
The concept of
tolerance has become a key debate topic since intolerance
towards diversity is a
recurring situation in society. Undoubtedly, diversity
reflects our real identities
but at the same time we seem unable to handle it.
Humanity - painfully stained
by black slavery, religious wars, native Indian genocide,
the Jewish holocaust, and
prejudice against homosexuality and against women - is no
longer willing to
allow for intolerance of diversity. Intolerance is not
just a question of not
accepting diverging opinions: hate is an aggressive
perspective that is responsible
for destroying diversity. Thus, education has an important
role to play in the battle
between less tolerant societies and those that are more
open to human diversity.
However, not just any kind of education will suffice. It
is important to select an
education project approach that offers a comprehensive
definition of tolerance
based on facts. My research study aims to fulfill that
role. Therefore, I tried to
offer a background on the concept of tolerance, from the
Renaissance period until
recent times, highlighting the historical battle between
intolerance and tolerance.
To further expand on the concept of intolerance I used as
reference Hannah
Arendt´s research work, specifically selecting the concept
of banality of evil. To
further support this thesis, I referred to Adela Cortina´s
theories on ethics of
minimum requirements. Ultimately, my paper states the
thesis that tolerance
represents a big step. It represents the basic belief-
system both in the field of
ethics and education. Tolerance is a moral minimum
requirement, the basic
building block which reveals what is fundamental. However,
the definition of fundamental is actually not what
constitutes minimum requirement but, instead,
what is considered invaluable, essential, and cannot be
lacking in social
interactions, much less in education.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CONCLUSION |