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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE VEÍCULOS TERRESTRES: ANÁLISE METROLÓGICA E MODERNIZAÇÃO DE UM SISTEMA PARA MEDIÇÃO DE VELOCIDADE Autor: MARCOS JOSE FERREIRA CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURO SPERANZA NETO - ORIENTADOR
JOSE GERALDO TELLES RIBEIRO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6380
Catalogação: 25/04/2005 Liberação: 25/04/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6380&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6380&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6380
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE VEÍCULOS TERRESTRES: ANÁLISE METROLÓGICA E MODERNIZAÇÃO DE UM SISTEMA PARA MEDIÇÃO DE VELOCIDADE Autor: MARCOS JOSE FERREIRA CARVALHO
JOSE GERALDO TELLES RIBEIRO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6380
Catalogação: 25/04/2005 Liberação: 25/04/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6380&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6380&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6380
Resumo:
A análise experimental é muito importante para se conhecer
as
características de Qualquer produto. Os resultados dos
testes podem ser usados em
pesquisas ou para serem comparados com valores padrões. No
segundo caso é
necessário seguir certos procedimentos que estão descritos
em normas e comparar
os valores das características do produto com os requisitos
normalizados. No
campo da Tecnologia Industrial Básica esta atividade é
comumente denominada
de avaliação da conformidade. Mas para se medir essas
características é
necessário usar instrumentos. A instrumentação é a parte
mais importante neste
processo porque se são usados instrumentos inadequados, o
resultado da medição
será incorreto e os erros poderão grandes. Então é
necessário que os instrumentos
tenham sido corretamente calibrados para terem exatidão
adequada, baixa
incerteza e garantir a repetibilidade e reprodutibilidade
das medições. Metrologia
é a ciência que trata da confiabilidade das medições. Nos
testes veiculares
acontece o mesmo, porém é necessário, também, conhecimento
sobre a dinâmica
veicular, para se saber como e o que será medido. O Campo
de Provas da
Marambaia do Exército Brasileiro possui um equipamento
empregado em
avaliação de veículos que mede velocidade e distância
usando um sensor óptico
sem contato com o solo e um sistema de aquisição de dados.
Esta dissertação de
mestrado apresenta uma alternativa para a Unidade Central
de Processamento
deste equipamento substituindo-a por um computador portátil
com uma placa de
aquisição e um software específico com as ferramentas para
processar o sinal do
mesmo transdutor óptico. Entretanto isto não é suficiente,
é necessário um
tratamento metrológico deste sistema de aquisição de dados
para garantir a
incerteza de medição e evitar os riscos de falso aceito e
falso rejeito. No contexto
do tratamento metrológico desenvolvido, ambos os sistemas
de medição foram
avaliados, o sistema originalmente em uso e o sistema
alternativo proposto que o
substituirá. O conhecimento das incertezas associadas
constitui estratégico insumo
metrológico para a importante etapa de calibração dos
equipamentos utilizados.
Para realizar este trabalho foi necessário unir três áreas:
dinâmica veicular,
instrumentação e metrologia.