XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A STUDY OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF MATHEMATICS TEACHERS OF THE IV CYCLE OF THE MUNICIPAL SYSTEM OF BELEMB Autor: MARIA DE LOURDES SANTOS MELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - ADVISOR
PEDRO FRANCO DE SA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 38118
Catalogação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38118
Resumo:
Título: A STUDY OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF MATHEMATICS TEACHERS OF THE IV CYCLE OF THE MUNICIPAL SYSTEM OF BELEMB Autor: MARIA DE LOURDES SANTOS MELO
PEDRO FRANCO DE SA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 38118
Catalogação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38118
Resumo:
The main question which directed the investigation was: how does the
pedagogical practice of Mathematics teachers of IV cycle in schools that adopted
the scholastic organization by basic cycles of learning occur? The study had as
theoretical and methodological base the schooling in cycles and the school effect,
and as its locus two schools of the municipal public system of Belém- Pará. The
production of information involved, respectively of each school: one Mathematics
teacher of the IV cycle, one pedagogical coordinator and the students of a class of
the IV cycle. The methodological process included the following stages: solid
observation of the Mathematics lessons of two classes during a school semester;
interviews achieved with the pedagogical coordinators and with the Mathematics
teachers; application of social and economic forms and a test similar to that of
Prova Brasil, 2007, to the students of the two classes involved in this study.
According to the finalization of this study it is possible to conclude that: the
teachers, despite their difference of age, as well as their different time and space
of formation, presented very similar pedagogical practices, marked by the
predominance of oral exposition as their teaching methodology; both of them,
despite their long work in schools organized by cycles, stood contrary to the
evaluative procedures adopted by their schools concerning the promotion of
students, and it is so because they believe that this way of promoting did not
stimulate a better commitment and involvement of most of the students in the
teaching-learning process, allowing the students to conclude the cycle without the
necessary knowledge/skills to obtain the success to go on with their formation.
Both investigated teachers were assiduous, responsible for their work and
concerned about their students’ learning process. The result of the simulated
evaluation to which the two groups of the two schools were subjected pointed
that, related to cognitive learning in Mathematics, during the year of 2009, the
investigated classes presented very similar results, which did not allow us to
affirm whether the teachers practice was a determinant factor in the successful
results presented by the students. Finally, we considered as important to stand out
the necessity of a larger number of researches concerning the school effect,
especially works directed to the questions inherent to the rich universe of the
classroom and to the task of being a teacher.