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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IV CICLO DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM Autor: MARIA DE LOURDES SANTOS MELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
PEDRO FRANCO DE SA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38118
Catalogação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38118
Resumo:
Título: UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IV CICLO DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM Autor: MARIA DE LOURDES SANTOS MELO
PEDRO FRANCO DE SA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38118
Catalogação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38118
Resumo:
A questão central que norteou a investigação foi: como ocorre a prática
pedagógica de professores de matemática do IV ciclo em escolas que adotaram a
organização escolar por meio de ciclos básicos de aprendizagens? O estudo teve
como aportes teórico-metodológicos a escolaridade em ciclos e o efeito-escola, e
como locus, duas escolas da rede pública municipal de Belém do Pará. A
produção das informações envolveu, respectivamente de cada escola: um/uma
docente de matemática do IV ciclo, uma coordenadora pedagógica e os discentes
de uma turma do IV ciclo. O processo metodológico incluiu as seguintes etapas:
observação densa das aulas de matemática de duas turmas realizadas em um
semestre letivo; entrevistas com as duas coordenadoras pedagógicas e com os dois
docentes de matemática; aplicação de um formulário socioeconômico e um
simulado da Prova Brasil, certame 2007, aos discentes das duas turmas envolvidas
no estudo. Com a finalização do trabalho é possível concluir que: o professor e a
professora, apesar da acentuada diferença de idade, assim como distintos tempos e
locais de formação, apresentavam práticas pedagógicas muito similares, com
predominância da exposição oral enquanto metodologia de ensino; tanto o
professor quanto a professora, apesar de há muito tempo trabalharem em escolas
organizadas em ciclos, posicionavam-se de maneira contrária aos procedimentos
avaliativos adotados por suas escolas em relação à promoção dos alunos, por
acreditarem que a condução à promoção não estimulava maior empenho e
envolvimento da maioria dos alunos no processo de ensino aprendizagem,
permitindo que os alunos concluíssem o ciclo sem conhecimentos/habilidades
necessários para obtenção de sucesso no prosseguimento de seus estudos. Os dois
professores pesquisados eram assíduos, responsáveis pelos seus trabalhos e
preocupados com a aprendizagem de seus alunos. O resultado da avaliação
simulada a que foram submetidas as duas turmas das duas escolas apontou que,
em termos de aprendizagem cognitiva em matemática, no ano de 2009, as turmas
investigadas apresentavam resultados muito próximos, o que não nos permitiu
afirmar se a prática pedagógica do/da professor/professora era fator determinante
nos resultados exitosos dos alunos. Por fim, consideramos importante destacar a
necessidade de um número maior de pesquisas voltadas para o efeito-escola,
sobretudo trabalhos direcionados para questões inerentes ao universo da sala de
aula e a temática do ofício de ser professor.