$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IV CICLO DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA DE LOURDES SANTOS MELO

Colaborador(es):  MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - Orientador
PEDRO FRANCO DE SA - Coorientador
Número do Conteúdo: 38118
Catalogação:  20/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38118@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38118

Resumo:
A questão central que norteou a investigação foi: como ocorre a prática pedagógica de professores de matemática do IV ciclo em escolas que adotaram a organização escolar por meio de ciclos básicos de aprendizagens? O estudo teve como aportes teórico-metodológicos a escolaridade em ciclos e o efeito-escola, e como locus, duas escolas da rede pública municipal de Belém do Pará. A produção das informações envolveu, respectivamente de cada escola: um/uma docente de matemática do IV ciclo, uma coordenadora pedagógica e os discentes de uma turma do IV ciclo. O processo metodológico incluiu as seguintes etapas: observação densa das aulas de matemática de duas turmas realizadas em um semestre letivo; entrevistas com as duas coordenadoras pedagógicas e com os dois docentes de matemática; aplicação de um formulário socioeconômico e um simulado da Prova Brasil, certame 2007, aos discentes das duas turmas envolvidas no estudo. Com a finalização do trabalho é possível concluir que: o professor e a professora, apesar da acentuada diferença de idade, assim como distintos tempos e locais de formação, apresentavam práticas pedagógicas muito similares, com predominância da exposição oral enquanto metodologia de ensino; tanto o professor quanto a professora, apesar de há muito tempo trabalharem em escolas organizadas em ciclos, posicionavam-se de maneira contrária aos procedimentos avaliativos adotados por suas escolas em relação à promoção dos alunos, por acreditarem que a condução à promoção não estimulava maior empenho e envolvimento da maioria dos alunos no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os alunos concluíssem o ciclo sem conhecimentos/habilidades necessários para obtenção de sucesso no prosseguimento de seus estudos. Os dois professores pesquisados eram assíduos, responsáveis pelos seus trabalhos e preocupados com a aprendizagem de seus alunos. O resultado da avaliação simulada a que foram submetidas as duas turmas das duas escolas apontou que, em termos de aprendizagem cognitiva em matemática, no ano de 2009, as turmas investigadas apresentavam resultados muito próximos, o que não nos permitiu afirmar se a prática pedagógica do/da professor/professora era fator determinante nos resultados exitosos dos alunos. Por fim, consideramos importante destacar a necessidade de um número maior de pesquisas voltadas para o efeito-escola, sobretudo trabalhos direcionados para questões inerentes ao universo da sala de aula e a temática do ofício de ser professor.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui