XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: REPETITION IN PRESTIGE S SCHOOLS: AMOUNT, WHEN AND HOW THEY HAPPEN? Autor: DIANA DA VEIGA MANDELERT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 38080
Catalogação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38080@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38080@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38080
Resumo:
Título: REPETITION IN PRESTIGE S SCHOOLS: AMOUNT, WHEN AND HOW THEY HAPPEN? Autor: DIANA DA VEIGA MANDELERT
Nº do Conteudo: 38080
Catalogação: 20/05/2019 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38080@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38080@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38080
Resumo:
This dissertation analyzed the phenomenon of school failure in the light of an
under-studied context: that of prestigious schools and middle to upper and classes.
Based upon Revel (1998), we adopted the game of scales as our analytical strategy.
The dissertation is divided into four parts which, in different measures, endeavor to
study this phenomenon both in its magnitude and in the concrete process of school
failure, by means of a microanalysis. Beginning with the PISA 2006 data, we compared
the risk of being held back on probation in school in Brazil with that of three other
countries: Mexico, Argentina and Colombia, considering their socioeconomic status
and the schools management dependencies, using the students reading performance as
a control measure. We found that the risk of probation holdup is much higher in Brazil
than in other countries, even among students from high income social classes. In the
second part of this study we charted the school attendance flux in 15 schools amongst
those of highest standing in the Enem ranking. We found that all schools fail their
students, but that there are different failure standards. In the third part of this study we
sought to understand the entry and exit of students throughout the 11 years required for
one generation to graduate by examining two prestigious schools, and establishing what
we named a Cycle series. We observed that school failure levels reach their three
critical moments in the 6th and 7th grades, and that for the junior (1st) year of high
school, they are practically nonexistent in the first segment of basic education. For
every ten students entering these schools, only three graduate without ever failing a
grade. The last part of this study was the observation of student evaluation board
meetings in the previously surveyed schools. Class composition and maintenance in
the cutoff section favored the possibility of failing students. Our final evaluation
highlights the importance of a specific sort of family involvement and how middleincome
students tend to fit in better with these prestigious schools projects.