$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: REPETÊNCIA EM ESCOLAS DE PRESTÍGIO: QUANTO, QUANDO E COMO ACONTECEM
Autor: DIANA DA VEIGA MANDELERT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38080
Catalogação:  20/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38080@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38080@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38080

Resumo:
Esta pesquisa estudou o fenômeno da repetência em um contexto pouco pesquisado– colégios de prestígio e camadas médias e altas. Apoiada em Revel (1998), assumi como estratégia para o estudo o jogo de escalas. O trabalho se divide em quatro partes que, em escalas diferentes, buscam analisar o fenômeno: na sua magnitude e no processo concreto de reprovação. A primeira parte com os dados do PISA de 2006 realizei uma comparação do risco de atraso escolar no Brasil com outros três países: o México, a Argentina e a Colômbia, considerando o nível socioeconômico e a dependência administrativa da escola, controlando os resultados pelo desempenho dos estudantes em leitura. Vi que o risco de defasagem é muito maior no Brasil do que nos outros países mesmo entre os alunos das camadas mais altas. Na segunda parte construí um panorama do fluxo escolar em 15 escolas entre as de maior pontuação pelo ranqueamento feito pelo Enem. Constatei que todas as escolas reprovam seus alunos, mas que existem diferentes padrões de reprovação. Na terceira parte do trabalho analisei a entrada e a saída dos alunos ao longo dos 11 anos necessários para a formatura de uma geração em duas escolas de prestígio, fiz o que chamei de ciclo de série. Observei que os níveis de reprovação têm dois pontos altos: na sexta e na sétima série, e no primeiro ano do ensino médio, praticamente inexiste a reprovação no primeiro segmento do ensino fundamental. Para cada dez alunos que entram nessas escolas apenas três se formam sem reprovações. A última parte do trabalho foi a observação dos conselhos de classe de uma das escolas pesquisadas anteriormente. A enturmação das turmas e a manutenção das médias em zona de corte favoreceram a possibilidade de reprovar os alunos. No momento da avaliação final destaca-se a importância de um tipo específico de envolvimento familiar e a melhor adequação dos alunos das camadas médias no projeto de escolas de prestígio.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui