$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: I LL GO UP THE SLUMS TO FIND OUT WHO IS COMING TO UMBANDA: ZÉ PELINTRA AND THE REINTERPRETATION OF THE RASCAL IN THE RELIGIOUS PRACTICE OF UMBANDA
Autor: JANDERSON BAX CARNEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SONIA MARIA GIACOMINI - ADVISOR
Nº do Conteudo: 21448
Catalogação:  09/04/2013 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21448@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21448@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21448

Resumo:
Umbanda is a religion codified during the first half of the twentieth century. Its diffusion was remarkable, especially in capitals in urbanization and industrialization process, as Rio de Janeiro, São Paulo and Porto Alegre. The fundamental feature of this type of religion is the cult of spiritual entities representing national archetypes, often characterized by subordination. Among them, draws attention the Zé Pelintra figure, represented in his visual images as the typical carioca rascal of the 1920s and 1930s. White suit, Panama hat and saddle shoes are the constitutive elements of the entity s costume, greatly popularized in secular areas in the city of Rio de Janeiro. However, more than a diffuse symbol, such entity is seen by its followers as the spirit of one who won, after death, the right to incorporate in Umbanda centers and to interfere concretely in the lives of its devotees. In this regard, the question this dissertation is based is: what are the believers expectations in relation to that entity? Or rather: what are the challenges the entity is requested to respond? Thus, the purpose of this study is to identify possible meanings assigned to the sacralized version of the carioca rascal in umbandist current practice. From this perspective, the present analysis utilizes mainly participant observation as well as the use of open interviews among religious of terreiro (umbandist temple) where leaps out the evident closeness experienced between the devotees and the entities of the rascality category.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LIST OF FIGURES  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
REFERENCES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui