INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: QUALIDADE DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: O QUE PRODUZ A DIFERENÇA?
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDRÉIA MARTINS DE OLIVEIRA SANTO

Colaborador(es):  ZAIA BRANDAO - Orientador
Número do Conteúdo: 18431
Catalogação:  06/10/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18431@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18431

Resumo:
Essa pesquisa se insere na investigação Contextos Institucionais e a Construção da Qualidade do Ensino na Educação Básica do SOCED – Grupo Pesquisas em Sociologia da Educação da PUC-Rio. Desenvolveu um estudo comparativo entre duas escolas públicas da rede municipal de educação do Município do Rio de Janeiro, uma que apresentou resultados acima da média municipal na nota padronizada da Prova Brasil de 2005 e 2007 de alunos de 9º ano e outra com resultados abaixo dessa média. A análise do material empírico (survey SOCED constituído por questionários aplicados para pais, alunos e professores das duas escolas; registro de campo e entrevistas com membros das direções) nos permitiu identificar características organizacionais e sociopedagógicas das escolas que poderiam indicar elementos importantes para a compreensão da diferença de desempenho dos alunos das duas escolas nas avaliações oficiais. Para entender as possíveis razões dessa diferença, a investigação procurou traçar perfil de cada unidade de ensino, considerando a estrutura organizacional da escola em termos de pessoal e de gestão; delinear os perfis socioeconômicos e sociodemográficos dos agentes educacionais; além de situar as unidades de ensino dentro da estrutura organizacional da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. As práticas pedagógicas de cada escola, a relação família-escola e a relação estabelecida com o poder público também foram elementos que surgiram na análise, considerando a localização geográfica das duas escolas, ambas situadas em uma mesma área da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, porém uma dentro de uma área favelizada, o complexo de favelas da Maré, e outra em Bonsucesso, importante área comercial dessa região da cidade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui