$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MORAL EDUCATION OF HIGH SCHOOL STUDENTS: AN ANALYSIS OF THE RESOLUTION OF MORAL DILEMMAS FROM THE PERSPECTIVE OF KOHLBERG AND HABERMAS
Autor: LUIZ CLAUDIO DA SILVA CAMARA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 18247
Catalogação:  14/09/2011 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18247@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18247@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18247

Resumo:
This research examines how students, from a public high school of Rio de Janeiro, discuss and resolve moral dilemmas involving issues of justice, human dignity and practices of discrimination and prejudice on the basis of gender differences, ethnicity and sexual orientation, having as theoretical background both the discourse’s ethics (Jürgen Habermas) and the theory of moral development (Lawrence Kohlberg). The moral dilemmas were applied and analyzed using the methodology of focal groups. This work was motivated by the finding of many conflicting relationships in school life, caused largely by lack of recognition and respect for interpersonal differences as well as because of the limits on teacher training to deal with these conflicts. The study aimed to characterize the moral dilemmas and investigate the learning process of attitudes and values from the selected theoretical framework, focusing on issues related to diversity in school life. This research is bound to an institutional research project entitled Cultural Diversity, Educational Practice and Ethical Minimum (2008- 2010), which is being developed by the research line Ethics and Intercultural Pedagogical Practice, from the Study Group on Everyday Life, Education and Cultures (GECEC), at the Graduate Program in Education at PUC-Rio.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
REFERENCES AND ANNEX  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui