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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FORMAÇÃO MORAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA RESOLUÇÃO DE DILEMAS MORAIS A PARTIR DE HABERMAS E KOHLBERG Autor: LUIZ CLAUDIO DA SILVA CAMARA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18247
Catalogação: 14/09/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18247@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18247@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18247
Resumo:
Título: FORMAÇÃO MORAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA RESOLUÇÃO DE DILEMAS MORAIS A PARTIR DE HABERMAS E KOHLBERG Autor: LUIZ CLAUDIO DA SILVA CAMARA
Nº do Conteudo: 18247
Catalogação: 14/09/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18247@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18247@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18247
Resumo:
A pesquisa analisa como estudantes de uma escola pública de ensino
médio da Cidade do Rio de Janeiro discutem e resolvem dilemas morais que
envolvem questões de justiça, dignidade humana e práticas de discriminação e
preconceito em função das diferenças de gênero, etnia e orientação sexual, tendo
como referencial teórico a ética do discurso (Jürgen Habermas) e a teoria do
desenvolvimento moral (Lawrence Kohlberg). Os dilemas morais foram aplicados
e analisados através da metodologia de grupos focais. O trabalho foi motivado
pela constatação da existência de muitas relações conflitivas no cotidiano escolar,
causadas, em grande parte, pela falta de reconhecimento e respeito às diferenças
interpessoais, bem como, pelos limites na formação docente para lidar com esses
conflitos. A pesquisa teve como objetivo caracterizar os dilemas morais e
investigar o processo de aprendizagem de atitudes e valores, a partir do referencial
teórico selecionado, privilegiando os temas relacionados à diversidade no
cotidiano escolar. A investigação está inserida no projeto de pesquisa institucional
Diversidade Cultural, Prática Pedagógica e Mínimos Éticos (2008-2010), que
vem sendo desenvolvido pela linha de pesquisa Ética Intercultural e Prática
Pedagógica, do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas
(GECEC), do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |