INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA DA LADEIRA: ENTRE HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS, O CAMINHO POSSÍVEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RITA DE CASSIA XIMENES MURY

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 18162
Catalogação:  29/08/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18162@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18162@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18162

Resumo:
Este trabalho objetivou lançar luz sobre o processo de profissionalização docente marcado pela atuação em escolas privadas que atendem aos setores populares da sociedade a partir das histórias de vida de seus professores. Para isso, foram entrevistadas onze professoras atuantes numa dessas escolas, situada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Olhando para as trajetórias percorridas por essas professoras, buscando convergências nas particularidades, foi possível perceber como a identidade profissional de cada uma é construída no caminhar, na trilha a qual aderiram a partir de suas muitas experiências pessoais e profissionais. Neste sentido, o trabalho incide, inicialmente, sobre a vida dessas professoras, descortinando o fato de que esse grupo fez do magistério a escolha possível, passando por um processo de aderência à profissão durante sua formação ou já em sua atuação profissional, dando novo sentido à ideia de vocação. Discute, então, a prática pedagógica do corpo docente nesse contexto, marcada pela ênfase na transmissão de conteúdos, na manutenção de atividades rotineiras e no trabalho solitário de cada profissional. Apresenta, ainda, a força das relações pessoais estabelecidas entre direção e corpo docente e analisa aspectos relativos às condições de trabalho nessa escola. Dessa forma, busca compreender a posse, por parte dessas professoras, de um capital pedagógico específico e a constituição de um habitus profissional em constante adaptação. Finalmente, problematiza a profissionalização docente nesse tipo de escola, trazendo à tona aspectos que aproximam e outros que distanciam esse corpo docente do imaginário relativo à docência nas escolas privadas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui