XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE WRITING OF DIGITAL NATIVES Autor: ILANA ELEA SANTIAGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ADVISOR
TANIA DAUSTER - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 17716
Catalogação: 27/06/2011 Liberação: 27/06/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716
Resumo:
Título: THE WRITING OF DIGITAL NATIVES Autor: ILANA ELEA SANTIAGO
TANIA DAUSTER - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 17716
Catalogação: 27/06/2011 Liberação: 27/06/2011 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716
Resumo:
The aim of this study is to investigate practises and meanings regarding byhand
and digital writing among digital natives under a micro-social approach that
is related to New Literacy Studies. Taking the authors Chartier, Jenkins,
Livingstone, Rivoltella and Caron & Caronia into account, this study, based on
ethnographic research, focused on five carioca adolescents in their homes, during
weekly meetings, keeping records of their interaction with computers connected
to the Internet and by-hand writing. There has been an attempt to recognize not
only production practises, but also representations and meanings that such
adolescents construct from by-hand and digital writing and the comparisons
teenagers make regarding such representations and meanings. Analysis of the
empirical data has shown significant variation among writing to speak (related
to the web, through the keyboard), writing for the self, writing for the other
and writing to school. Such variations are associated to the support. It has been
noticed a distinctive difference concerning gender when it comes to writing for
the self: the adolescent girls see the paper as a locus for self- discovery and for
the expression of inner feelings. To both genders online social networks are seen
as privileged spaces to share experiences, based on synchronous and
asynchronous messages exchange as resources of communication, but also on
literary writing, from and to young people. Among such pieces of writing,
fanfictions and webnovelas stand out.