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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS Autor: ILANA ELEA SANTIAGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
TANIA DAUSTER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17716
Catalogação: 27/06/2011 Liberação: 27/06/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716
Resumo:
Título: A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS Autor: ILANA ELEA SANTIAGO
TANIA DAUSTER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17716
Catalogação: 27/06/2011 Liberação: 27/06/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716
Resumo:
Este estudo teve como objetivo investigar práticas e significados da escrita,
manuscrita e digital, entre nativos digitais, numa abordagem micro social e se
inscreve como pesquisa no campo dos New Literacy Studies. Em diálogo com
autores como Chartier, Jenkins, Livingstone, Rivoltella e Caron & Caronia, o
trabalho de campo, de tipo etnográfico, acompanhou cinco adolescentes cariocas
em suas casas, em encontros semanais, registrando a interação dos mesmos com
seus computadores, conectados à Internet. Procurou-se identificar, além das
práticas escritoras, representações e significados que esses adolescentes atribuem
à escrita digital e manuscrita e as comparações que estabelecem entre as mesmas.
A análise de conteúdo do material empírico permitiu que fossem identificadas
variações significativas entre a escrita para falar (em interação com a rede, pelo
teclado), a escrita para si, a escrita para o outro e a escrita na e para a
escola, variações, estas, associadas ao suporte. Percebeu-se a existência de um
corte de gênero no que se refere à escrita para si: as meninas encontram no
papel espaço para a produção de textos e relatos voltados para o autoconhecimento
e para a expressão de sentimentos íntimos. Para ambos os gêneros,
as redes sociais online se apresentam como espaços privilegiados de experiências
de sociabilidade, configuradas na troca de mensagens síncronas e assíncronas,
como recursos de comunicação, mas também na escrita literária, de jovens para
jovens, na qual se destacam fanfictions e webnovelas.