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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O LETRAMENTO FUNCIONAL E LINGUAGEM DAS EMBALAGENS DE ÓLEOS LUBRIFICANTES Autor: VINICIUS GARCIA DE FREITAS PACHECO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17306
Catalogação: 18/04/2011 Liberação: 18/04/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17306&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17306&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17306
Resumo:
Título: O LETRAMENTO FUNCIONAL E LINGUAGEM DAS EMBALAGENS DE ÓLEOS LUBRIFICANTES Autor: VINICIUS GARCIA DE FREITAS PACHECO
Nº do Conteudo: 17306
Catalogação: 18/04/2011 Liberação: 18/04/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17306&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17306&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17306
Resumo:
Esta dissertação procurou identificar o nível de entendimento de dois
diferentes públicos em relação ao tipo de linguagem usada nas embalagens de
óleos lubrificantes automotivos. O uso de uma linguagem técnica e de expressões
em inglês é um desafio para a correta interpretação da informação não só para o
consumidor analfabeto funcional, mas também para aqueles que possuem
dificuldade com este tipo de comunicação. As teorias de marketing foram
elaboradas partindo da premissa de que os consumidores são alfabetizados, o que
na verdade se torna um problema, pois cerca de 1/3 da população é considerada
analfabeta funcional. A pesquisa foi inspirada no teste S-TOFHLA, que foi
desenvolvido para se avaliar o nível de entendimento dos indivíduos em relação à
linguagem utilizada na área da saúde. Foi desenvolvido um questionário
utilizando a técnica de cloze, que consiste no preenchimento de lacunas com a
palavra mais adequada. Os resultados obtidos sugerem que os públicos
pesquisados possuem níveis de entendimento diferentes de acordo com seu nível
de escolaridade e renda, e evidenciam a necessidade de a comunicação de
marketing se tornar mais sensível ao nível de letramento do seu público alvo.