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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: VOZES E DISCURSOS EM CONTRAPONTO Autor: WENDELL DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
INES KAYON DE MILLER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16477
Catalogação: 18/10/2010 Liberação: 18/10/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16477&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16477&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16477
Resumo:
Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO DE INGLÊS EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: VOZES E DISCURSOS EM CONTRAPONTO Autor: WENDELL DOS SANTOS
INES KAYON DE MILLER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16477
Catalogação: 18/10/2010 Liberação: 18/10/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16477&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16477&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16477
Resumo:
O presente estudo analisa a implementação de um curso de inglês nas escolas
públicas da rede municipal do Rio de Janeiro, através de um convênio entre a Prefeitura
do Rio e uma escola de línguas. Os objetivos consistem em analisar diferentes olhares que
a parceria entre o público e privado imprimem ao curso. O arcabouço teórico se
estabelece a partir da ordem sócio-discursiva, interacional e ideológica do discurso. As
orientações vêm do dialogismo de Bakhtin, da polifonia de Ducrot, da concepção de
footing de Goffman e da perspectiva de discurso de Foucault. A pesquisa é de natureza
qualitativa e interpretativa; o corpus é constituído de documentos do convênio e de dados
de entrevistas individuais, com representantes da parceria, e de grupo, com os alunos. Os
dados analisados indicam vozes em contraponto. A voz institucional privada avalia de
forma positiva o convênio e traz o discurso da responsabilidade social, no âmbito do foco
de alunos carentes, e o discurso pedagógico na vertente comunicativa. As vozes
institucionais públicas oscilam entre os sacrifícios que o convênio traz em sua
implementação e as mudanças na estrutura de participação de responsabilidades na
parceria. As vozes privada e pública são dissonantes, sobretudo em relação ao público
alvo, os alunos carentes, e aos critérios de seleção e de acesso ao curso oferecido. A
relevância da pesquisa se traduz pela possibilidade de trazer reflexões sobre o ensino de
inglês no contexto escolar, em um espaço híbrido de vozes e discursos entre o público e o
privado.