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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PRODUÇÃO DE ALTERIDADE: A EXPERIÊNCIA DO MINOTAURO Autor: DIEGO PALEOLOGO ASSUNCAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
KARL ERIK SCHOLLHAMMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16475
Catalogação: 18/10/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16475@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16475@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16475
Resumo:
Título: PRODUÇÃO DE ALTERIDADE: A EXPERIÊNCIA DO MINOTAURO Autor: DIEGO PALEOLOGO ASSUNCAO
Nº do Conteudo: 16475
Catalogação: 18/10/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16475@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16475@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16475
Resumo:
O objetivo desse trabalho é pensar os problemas de representação acerca do tema do Touro, das Touradas e do Minotauro em três momentos específicos. O primeiro momento é o movimento vanguardista do início do século XX, o Surrealismo. O Touro e o Minotauro são revisitados e tomados como objetos de representações por diferentes artistas, produzindo experiências e percepções diferentes sobre o mesmo tema. Ainda no Surrealismo temos o segundo momento: as escritas pessoais e violentas de Michel Leiris e Georges Bataille. Os dois autores escrevem sobre as interseções entre o homem e o touro e seus resultados viscerais. Em Espelho da Tauromaquia, de Michel Leiris, e História do Olho, de Georges Bataille, o Touro aparece como um lugar de tensões e afetividades deslocadas. O terceiro momento se dá na Argentina da década de 50, quando os contemporâneos Julio Cortázar e Jorge Luis Borges se voltam para o mito do Minotauro como uma espécie de fio de Ariadne para suas escritas. Os dois autores tratam o Labirinto e o Minotauro como lugares de experimentações do fantástico. É também objetivo desse trabalho pensar o Minotauro como um monstro paradoxal que administra dois corpos ao mesmo tempo, tendo como baliza os textos de Gilles Deleuze sobre Lewis Carroll. Esses textos e autores formam um escopo substancial para pensar a Literatura como lugar de elaboração e tensões acerca da representação e produção de alteridade através de dualismos como Homem e Animal, Possível e Impossível, Real e Ficção.