INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL E DE LINGUÍSTICA APLICADA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LIVIA MARIA AIRES DE CASTRO

Colaborador(es):  LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 15299
Catalogação:  26/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15299@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15299@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15299

Resumo:
O presente trabalho visa investigar a produção escrita de alunos de uma escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro, buscando observar o grau de letramento em língua portuguesa como primeira língua, apresentado por esses alunos ao ingressarem no Ensino Médio e quando estão prestes a conclui-lo. A pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, voltada para a relevância social do uso da língua (Moita Lopes, 2006), adotando uma abordagem textual à escrita (Hyland, 2002) e seguindo pressupostos teórico-metodológicos da Lingüística Sistêmico-Funcional, que se ocupa do estudo da língua enquanto sistema de significados e suas funções nos contextos culturais e situacionais. Enfocando o estudo do uso da metáfora gramatical (Halliday, 1994) em textos escolares, através do emprego de nominalizações, este trabalho propõe as seguintes questões: 1) Os alunos do Ensino Médio empregam a metáfora gramatical em seus textos produzidos em sala de aula? 2) O uso de uma linguagem gramaticalmente mais metafórica aumenta durante o ciclo do Ensino Médio? 3) O uso de nominalizações contribui para a melhoria no letramento dos alunos? O conjunto de textos analisados neste estudo consiste em um questionário social, respondido por 40 (quarenta) alunos de duas turmas, uma do primeiro ano e outra do terceiro ano, para que possamos entender quem são os sujeitos sóciohistoricamente construídos, que compõem estas salas de aula. Exercícios de transformações de estruturas verbais em nominais foram feitos por alunos do primeiro ano e do terceiro do Ensino Médio, e analisados para observar o domínio da metáfora gramatical através do uso de nominalizações. Redações escritas por esses alunos (N=50) também foram analisadas com o objetivo de verificar o uso da metáfora gramatical no momento da elaborar os textos escritos em sala de aula. Os resultados da pesquisa indicam que os alunos apresentam um maior domínio da metáfora gramatical quando chegam ao terceiro ano, entretanto não fazem uso de uma linguagem gramaticalmente mais metafórica ao redigir seus textos em sala de sala de aula, mostrando certa dificuldade em fazer uso amplo de transformações gramaticais na escrita.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui