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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL E DE LINGUÍSTICA APLICADA Autor: LIVIA MARIA AIRES DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15299
Catalogação: 26/02/2010 Liberação: 26/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15299&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15299&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15299
Resumo:
Título: ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL E DE LINGUÍSTICA APLICADA Autor: LIVIA MARIA AIRES DE CASTRO
Nº do Conteudo: 15299
Catalogação: 26/02/2010 Liberação: 26/02/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15299&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15299&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15299
Resumo:
O presente trabalho visa investigar a produção escrita de alunos de uma
escola pública da rede estadual do Rio de Janeiro, buscando observar o grau de
letramento em língua portuguesa como primeira língua, apresentado por esses
alunos ao ingressarem no Ensino Médio e quando estão prestes a conclui-lo. A
pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, voltada para a relevância
social do uso da língua (Moita Lopes, 2006), adotando uma abordagem textual à
escrita (Hyland, 2002) e seguindo pressupostos teórico-metodológicos da
Lingüística Sistêmico-Funcional, que se ocupa do estudo da língua enquanto
sistema de significados e suas funções nos contextos culturais e situacionais.
Enfocando o estudo do uso da metáfora gramatical (Halliday, 1994) em textos
escolares, através do emprego de nominalizações, este trabalho propõe as
seguintes questões: 1) Os alunos do Ensino Médio empregam a metáfora
gramatical em seus textos produzidos em sala de aula? 2) O uso de uma
linguagem gramaticalmente mais metafórica aumenta durante o ciclo do Ensino
Médio? 3) O uso de nominalizações contribui para a melhoria no letramento dos
alunos? O conjunto de textos analisados neste estudo consiste em um questionário
social, respondido por 40 (quarenta) alunos de duas turmas, uma do primeiro ano
e outra do terceiro ano, para que possamos entender quem são os sujeitos sóciohistoricamente
construídos, que compõem estas salas de aula. Exercícios de
transformações de estruturas verbais em nominais foram feitos por alunos do
primeiro ano e do terceiro do Ensino Médio, e analisados para observar o domínio
da metáfora gramatical através do uso de nominalizações. Redações escritas por
esses alunos (N=50) também foram analisadas com o objetivo de verificar o uso
da metáfora gramatical no momento da elaborar os textos escritos em sala de aula.
Os resultados da pesquisa indicam que os alunos apresentam um maior domínio
da metáfora gramatical quando chegam ao terceiro ano, entretanto não fazem uso
de uma linguagem gramaticalmente mais metafórica ao redigir seus textos em sala
de sala de aula, mostrando certa dificuldade em fazer uso amplo de
transformações gramaticais na escrita.