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Coleção Digital
Título: FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA Autor: ROSEMARY FREITAS DOS REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13172
Catalogação: 19/03/2009 Liberação: 19/03/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13172@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13172@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13172
Resumo:
Título: FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA Autor: ROSEMARY FREITAS DOS REIS
Nº do Conteudo: 13172
Catalogação: 19/03/2009 Liberação: 19/03/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13172@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13172@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13172
Resumo:
Compreender o papel que o curso de Pedagogia ocupa na
formação de professores para as séries iniciais, em
especial, na preparação para ensinar a ler e
escrever aos alunos desse nível de escolaridade constituiu-
se como principal objetivo deste estudo. Para isso, através
de um questionário aplicado a uma amostra de estudantes de
Pedagogia de cinco instituições (3 públicas e 2 privadas)
situadas no município do Rio de Janeiro, buscou-se
identificar quem são os estudantes envolvidos nesse
processo formativo e de que forma os mesmos
estariam se relacionando com essa experiência. Levando-se
em conta as discussões que permeiam as recentes mudanças
propostas para o curso de Pedagogia, bem como aquelas que
estão no centro do debate relativo ao campo de
estudos sobre a Língua e o seu ensino, entendeu-se ser
importante também perceber o ponto de vista dos formadores
não são sobre os estudantes bem como sobre essas questões.
Dessa forma, realizaram-se entrevistas com oito professoras
formadoras que atuam nessas cinco instituições, lecionando
disciplinas correspondentes à metodologia de ensino de
língua. No que se refere, especificamente, ao perfil dos
estudantes que constituíram a amostra investigada,
os resultados apontam que a predominância da presença
feminina se mantém, embora se anuncie uma participação
maior de homens. Outros traços que parecem
indicar uma possível tendência de mudanças na
caracterização dos estudantes que, mais recentemente têm
ingressado nesses cursos, foram observados. Em
consonância com outros estudos, registra-se o significativo
percentual de estudantes jovens e a inexpressiva presença
de estudantes egressos de cursos de magistério de nível
médio. Em relação à origem social, a análise dos dados são
corrobora a idéia de uma seleção restritamente de base
popular nos cursos de Pedagogia investigados. Contrariando
isso, o que se verificou foi a presença de estudantes com
perfis socioeconômicos diferenciados, incluído à uma
maioria (62%) oriunda de diferentes segmentos das camadas
médias. Ressalta-se como um traço distintivo importante,
também, a pretensão de continuarem buscando a
qualificação profissional pela via acadêmica em nível de
Pós-Graduação. No que diz respeito às contribuições do
curso para a formação desses estudantes, muito
embora se verifique que as razões que os levaram a cursar
Pedagogia pareçam estar associadas muito mais a condições
objetivamente dadas do que a uma opção claramente
deliberada pela carreira docente, percebe-se uma atitude
positiva face à formação e à profissão pelo reconhecimento
de que a experiência formativa tem contemplado reflexões
acerca de diferentes aspectos que contribuem para a sua
aprendizagem profissional e pela constatação de que um
percentual significativo aponta como perspectiva futura a
intenção de atuar/continuar atuando no magistério.
Confirmando isso, registra-se ainda que, apesar dos limites
advindos de uma possível escolarização precária, no que se
refere à constituição dos estudantes como futuros
professores, destaca-se a percepção de que o curso tem
contribuído para que ampliem seus níveis de
letramento, favorecendo a construção de conhecimentos
específicos para o ensino de língua em relação ao que deve
ser ensinado e como deve ser desenvolvido esse
ensino, tanto na alfabetização quanto nas séries
subsequentes. Dados que podem ser entendidos em estreita
aproximação com as concepções e perspectivas de
atuação que, segundo as professoras formadoras
entrevistadas, vêm orientando a formação que ocorre nos
cursos de Pedagogia dos quais os estudantes fazem parte.