XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MAPEANDO O PERFIL DOCENTE DE ESCOLAS DE PRESTÍGIO: CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO SUCESSO ESCOLAR Autor: DIANA GOMES DA SILVA CERDEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12549
Catalogação: 27/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12549@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12549@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12549
Resumo:
Título: MAPEANDO O PERFIL DOCENTE DE ESCOLAS DE PRESTÍGIO: CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO SUCESSO ESCOLAR Autor: DIANA GOMES DA SILVA CERDEIRA
Nº do Conteudo: 12549
Catalogação: 27/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12549@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12549@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12549
Resumo:
O presente trabalho, de cunho sociológico, efetua um
mapeamento do
perfil dos professores de escolas consideradas de
excelência no município do Rio
de Janeiro. Parte da hipótese de que, para além da situação
sócio-econômica da
clientela e das condições institucionais, o corpo docente é
um dos principais
aspectos que contribui para a qualidade do ensino escolar e
para a construção da
imagem de prestígio das instituições investigadas. Esta
pesquisa é um recorte de
outra mais ampla, intitulada Processos de Produção de
Qualidade de Ensino:
Escola, família e cultura que o SOCED/PUC-Rio - Grupo de
Pesquisa em
Sociologia da Educação - vem desenvolvendo há alguns anos.
Utilizou o material
empírico derivado do survey composto por três questionários
(professores, alunos,
pais) e aplicados em nove escolas anualmente apontadas pela
imprensa como as
melhores do Rio de Janeiro. Visando a articulação das
dimensões macro e micro e
a ampliação do corpus da pesquisa, utilizou, num segundo
momento, dados
qualitativos do trabalho de campo realizado em três das
nove escolas da amostra.
A partir da análise de dados como o nível socioeconômico,
condições de trabalho,
trajetórias escolares e profissionais e práticas
pedagógicas, foi possível traçar as
características do corpo docente que atende a clientela
dessas escolas e levantar
algumas hipóteses sobre o efeito-professor na produção de
trajetórias escolares
de sucesso.