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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O ENSINO DE GEOMETRIA COM BASE NA EXPLORAÇÃO DE JOGOS E DESAFIOS: UM EXPERIMENTO COM ALUNOS DE DESIGN Autor: DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
CELSO BRAGA WILMER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12536
Catalogação: 26/11/2008 Liberação: 26/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12536@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12536@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12536
Resumo:
Título: O ENSINO DE GEOMETRIA COM BASE NA EXPLORAÇÃO DE JOGOS E DESAFIOS: UM EXPERIMENTO COM ALUNOS DE DESIGN Autor: DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES
CELSO BRAGA WILMER - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12536
Catalogação: 26/11/2008 Liberação: 26/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12536@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12536@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12536
Resumo:
Este trabalho propõe uma abordagem original para o ensino de
fundamentos de geometria e matemática direcionado a alunos
de design. Com
base na exploração de jogos e desafios, foi planejada uma
série de atividades
em que questões, estratégias de resolução e conceitos
geométricos deveriam
estar relacionados de modo integrado. Tal estrutura foi
explorada e analisada em
duas etapas. Na primeira, os desafios foram interpretados
do ponto de vista do
professor, aqui representado pelo autor da tese. Nesta
fase, buscaram-se
respostas para as seguintes questões: Que estratégias de
raciocínio estão em
jogo? Como os conteúdos podem ser trabalhados? Quais são as
soluções dos
desafios e como obtê-las? Na segunda, os desafios foram
apresentados aos
alunos, que interagiram com o professor, de maneira
individual. A partir de
então, novas relações foram descobertas pelos estudantes.
Suas expectativas,
reações e estratégias de raciocínio foram observadas ao
longo de cinco
encontros com aproximadamente duas horas de duração cada,
procedendo-se à
sua análise. Três alunos de design da PUC-Rio participaram
do experimento,
sendo filmados enquanto dialogavam com o professor e
tentavam desvendar os
problemas. A investigação começou com forte influência do
modelo van Hiele
para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Neste
caso, notou-se a
presença dos três primeiros dentre os cinco níveis de
pensamento por ele
propostos: visualização, análise e dedução informal. No que
se refere às
tentativas de agrupamento e reorganização não apenas das
partes nas
estruturas dos exercícios propostos mas também deles
próprios (considerandoos
como partes de um corpo maior), recebeu destaque a ótica
estruturalista da
gestalt, sendo Max Wertheimer a fonte principal. Outra
referência foi George
Polya, por ter mostrado a importância do traçado de
figuras, do uso de
problemas auxiliares e do raciocínio heurístico na
resolução das questões.