$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SILENCE AND NOISE: AN INTRODUCTION TO MUSIC FROM A FREUDIAN AND LACANIAN PERSPECTIVE
Autor: LOURENCO ASTUA DE MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA MARIA DE TOLEDO PIZA RUDGE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12483
Catalogação:  13/11/2008 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12483@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12483@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12483

Resumo:
In music and in the psychoanalytical practice alike, silence occupies a central place. We sought, in the present work, to interrogate this silence, assuming to find in it, a possible intersection between the two fields. In music, silence appears, first of all, as that which structurally denies it, allowing it, thus, to exist. It is the emptiness that confers to sound, its form. On the other hand, silence, sometimes imposed on music itself, also appears in the fact that music raises problems associated with ethics and politics. In psychoanalysis, silence, also having a structural position, leads to the freudian invention called the drive. The drive, being a myth, is a condition to the appearance of a subject and to the possibility of the language being`s ethical choice. Jacques Lacan revisits the drive circuit of Freud and its four terms indicating that it goes around something: the a object. Object cause of anguish and desire, the a object appears under many forms in the levels of subjective development, namely, verbal, anal, phallic, scopic and vocal. With Lacan, we see that the voice is the beastly roar of the dying father, the scream of a sacrificed god who haunts the language. It`s a quiet but present voice, with effect in the Real. Being a way of silencing this voice, of stifling it, music paradoxly also propagates this object in a privileged way creating thus an emptiness which we propose, closing the circuit, to name in another way: silence.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
CHAPTER 7  PDF
CHAPTER 8  PDF
REFERENCES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui