XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES Autor: FERNANDO HEY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO - ADVISOR
MAURO SPERANZA NETO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 12328
Catalogação: 09/10/2008 Liberação: 09/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12328
Resumo:
Título: CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES Autor: FERNANDO HEY
MAURO SPERANZA NETO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 12328
Catalogação: 09/10/2008 Liberação: 09/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12328
Resumo:
The use of classic and modern linear control tools (root
locus and output regulation) is presented to determine the
parameters of controllers used to follow a pre-defined
closed path, in a way to approach the vehicle behavior and
human actions when driving a car. The car is represented by
linear models (transfer functions, state-space matrix), but
the relation between the car and the closed path
is non linear. It is verified how the project of a linear
controller deals with the non linear characteristics of the
closed loop. The concepts and tools of linear control
are applied to some kinds of paths in different vehicle
conditions (speed, steering angle limits, etc), and the
results of simulations show the characteristics of the car,
like accelerations, stability and position on the track.
It`s also presented a little introduction to the problem of
determine an optimal trajectory to run a corner,
given the initial and final velocities and initial and
final positions. In this case a very simple model is
considered and the solution is based on open paths analysis.