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Coleção Digital
Título: ENTRE O MANUSCRITO E O DIGITAL: TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA CONTEMPORANEIDADE Autor: DIONE DANTAS DO AMARAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA DAUSTER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12202
Catalogação: 17/09/2008 Liberação: 17/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12202&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12202&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12202
Resumo:
Título: ENTRE O MANUSCRITO E O DIGITAL: TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA CONTEMPORANEIDADE Autor: DIONE DANTAS DO AMARAL
Nº do Conteudo: 12202
Catalogação: 17/09/2008 Liberação: 17/09/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12202&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12202&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12202
Resumo:
A chamada Revolução Digital vem desenvolvendo novas linguagens, estratégias e possibilidades, transformando radicalmente a história da escrita. É neste contexto que se insere a reflexão que se propõe neste trabalho: verificar os usos, representações e práticas da escrita e da leitura, nos suportes digital e papel (manuscritos e impressos), por parte dos professores universitários. Foram abordadas questões como: Quais são as escritas destes professores? Quais os suportes utilizados? Como os professores vêm
lidando com estas transformações? O que leem e escrevem nos distintos suportes? Após análise dos relatos observou-se que a maioria dos entrevistados pratica a escrita à mão com regularidade e também faz uso da escrita digital nas suas atividades diárias como docente. Há, no entanto, diferenças quanto aos usos e funções de ambas as escritas. Notou-se que para a comunicação rápida e objetiva, a escrita eletrônica, através dos e-mails, é um recurso amplamente utilizado. Para construções teóricas mais elaboradas, no entanto, como a construção de um artigo, por exemplo, os professores, em sua maioria, disseram utilizar-se de um rascunho prévio feito à mão. Em meio às outras transformações em curso,
tais como o excesso de mensagens e demandas de trabalho on-line que chegam a invadir a sua privacidade, os professores fazem um esforço para manter a qualidade de seu trabalho.