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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AS ARTES DE VER UMA COMUNIDADE DE ESPECTADORES: A INFÂNCIA EM CENA! Autor: FERNANDO RODRIGO DOS SANTOS SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10749
Catalogação: 25/10/2007 Liberação: 25/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10749&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10749&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10749
Resumo:
Título: AS ARTES DE VER UMA COMUNIDADE DE ESPECTADORES: A INFÂNCIA EM CENA! Autor: FERNANDO RODRIGO DOS SANTOS SILVA
Nº do Conteudo: 10749
Catalogação: 25/10/2007 Liberação: 25/10/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10749&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10749&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10749
Resumo:
O presente trabalho toma como referência a visibilidade
alcançada pela
infância nas recentes narrativas audiovisuais brasileiras,
em que elas despontam
como uma das mais significativas personagens da exclusão
social no país. Seu
objetivo central era identificar, analisar e descrever a
maneira pelas quais as
crianças de classes populares da cidade do Rio de Janeiro
dão sentido aos filmes
que têm como temática a experiência social de crianças
dessas classes, na mesma
cidade, tomando como fonte três filmes nacionais
realizados na chamada
Retomada do Cinema Brasileiro (1995-2002) - Cidade de
Deus, Como nascem
os anjos e Central do Brasil. A pesquisa, de base
qualitativa, foi realizada com
uma comunidade de espectadores composta por quinze
crianças cuja faixa etária
era de 10 anos, em uma escola que funciona dentro de uma
Casa Tutelar na cidade
do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada consistiu na
realização de oficinas de
visualização dos filmes selecionados, com registro por
escrito (diário de campo) e
audiovisual de todas as atividades realizadas com as
crianças após a exibição dos
filmes, incluindo comentários e conversas a respeito do
que viram, além da
produção de desenhos sobre os filmes e sobre as
personagens que mais lhes
impressionaram. O referencial teórico de análise articula
a abordagem históricocultural
adotada por Roger Chartier na História Cultural com
pressupostos
defendidos por Jésus Martin-Barbero no contexto dos
estudos de recepção latinoamericanos.