XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EDUARDO COUTINHO: GAME OF MEMORY AN ANALYSIS OF THE FILM O FIM E O PRINCÍPIO. Autor: FERNANDO HENRIQUE DE MENESES OLIVEIRA FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12341
Catalogação: 13/10/2008 Liberação: 13/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12341&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12341&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12341
Resumo:
Título: EDUARDO COUTINHO: GAME OF MEMORY AN ANALYSIS OF THE FILM O FIM E O PRINCÍPIO. Autor: FERNANDO HENRIQUE DE MENESES OLIVEIRA FILHO
Nº do Conteudo: 12341
Catalogação: 13/10/2008 Liberação: 13/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12341&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12341&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12341
Resumo:
This thesis examines how the stories of the characters
appear in the movie
O fim e o princípio (The end and the beginning, 2005), a
documentary directed by
Eduardo Coutinho, and the consequences as well, which have
impact on
otherness´ representation in contemporary Brazilian
documentary. In the national
movie history, Coutinho was acclaimed after his movie Cabra
marcada pra
morrer (Twenty Years After) was released in 1984. This
project incorporated an
old one made to CPC (Center of Popular Culture),
interrupted in 1964 due to the
military coup in Brazil (1964). Since then, valorization of
memory is present in
several aspects in his work and, in the movie O fim e o
princípio, incorporated
special features, including the prevalence of speech acts
of the characters, mostly
elderly, in a rural scenery. This paper proposes an
analysis of the relationship
between the movie O fim e o princípio with the issue of
otherness´ representation
contemporary Brazilian documentaries. Dialoguing with
theoretical bound up with
pragmatics and with cinema, this research attempts to
understand the way the film
is structured - as representing the exchanging language -
and its possible
consequences on the shaping of a memory, not only of the
ordinary man, but
acting forms of this backland man in extinction.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES |