XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: STUDENTS FROM COMMUNITY PRE-UNIVERSITY PREPARATORY COURSES OF PUC-RIO: EXPERIENCES AND TACTICS OF DIFFERENT CO-LIVING REALITIES Autor: LUCIANA FERREIRA BARCELLOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SOLANGE JOBIM E SOUZA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10118
Catalogação: 16/07/2007 Liberação: 16/07/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10118&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10118&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10118
Resumo:
Título: STUDENTS FROM COMMUNITY PRE-UNIVERSITY PREPARATORY COURSES OF PUC-RIO: EXPERIENCES AND TACTICS OF DIFFERENT CO-LIVING REALITIES Autor: LUCIANA FERREIRA BARCELLOS
Nº do Conteudo: 10118
Catalogação: 16/07/2007 Liberação: 16/07/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10118&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10118&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10118
Resumo:
The present study aims to analyze the lives experiences of
contemporary university
students of PUC-Rio from community pre-university
preparatory courses. Since 1994,
through the project Bolsa de Ação Social, this university
promotes the graduation of the
students from this courses providing full scholarship due
to their difficulty to finance their
own study. This project allows the formation of a co-
living scenario that stirs different and
confronting lifetime histories leading to changes in
values and paradigms concepts. This
investigation was enrolled through individual interviews
with students of different
knowledge areas with the history above, and from itinerant-
observation. This group of
students was selected due to the belief that the political
and pedagogical proposals of their
courses promotes reevaluation of the concepts and of the
place occupied by these students
front the world. Important authors such as Michel de
Certeau and Mikhail Bakhtin were the
basis for the development of research and analysis of data
obtained. In an environment
structured according to a specific group of students
profile, these foreign students creates
pathways and creatively occupies places with particular
means. Collective tactics (and/or
individual), are utilized to face obstacles of the
academic quotidian. Ether way they
corroborate old paradigms and concepts or are surprised
and remodel them. Students affect
and are self affected by this new environment in which new
identities and subjectivities
process are constructed.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES |