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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR Autor: CARLOS EDUARDO PINTO DE PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8048
Catalogação: 31/03/2006 Liberação: 31/03/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8048
Resumo:
Título: O FUTURO DO PRETÉRITO: AS REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA EM FILMES BRASILEIROS PRODUZIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR Autor: CARLOS EDUARDO PINTO DE PINTO
Nº do Conteudo: 8048
Catalogação: 31/03/2006 Liberação: 31/03/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8048&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8048
Resumo:
A pesquisa aborda um conjunto de filmes sobre história
produzidos entre 1968
e 1980. Através da análise dos filmes, defende-se que o
cinema é capaz de plasmar
representações variadas da história, não só através da
diegese, mas principalmente da
sintaxe cinematográfica. Busca-se compreender os motivos e
intencionalidades da
criação dessas obras e suas conseqüências políticas. São
analisados o ufanismo das
abordagens oficiais, nas quais prevalece o heroísmo e a
ausência de conflitos, e as
visões cinematográficas revolucionárias de diretores
egressos do Cinema Novo, com
uma linguagem moderna na qual a história é construída por
críticas e dúvidas.. A
narrativa clássica hollywoodiana, para a qual a história é
puro espetáculo, permite
conceber o passado como um conjunto fechado de fatos
filmados tal como
aconteceram. O pretérito perfeito é o seu tempo. Já a
narrativa moderna possui cenas
de extrema violência no plano diegético e subversões
temporais, câmeras
investigativas e atuação brechtiana no plano narrativo. O
futuro do pretérito é o
tempo dessas obras. A história não foi, ela seria.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CONCLUSÃO | |
BIBLIOGRAFIA |