XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO INTERACIONAL DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO Autor: ESTELA DE JESUS MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA MARA GASTAO SALIES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4012
Catalogação: 17/10/2003 Liberação: 17/10/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4012&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4012&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4012
Resumo:
Título: COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO INTERACIONAL DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO Autor: ESTELA DE JESUS MARTINS
Nº do Conteudo: 4012
Catalogação: 17/10/2003 Liberação: 17/10/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4012&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4012&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4012
Resumo:
As conferências por computador incorporam-se cada vez mais
ao dia-a-dia acadêmico, através de programas de ensino a
distância e de sua utilização como ferramenta auxiliar no
processo de ensino e aprendizagem. Contudo, os estudos
têm privilegiado as modalidades sincrônicas de comunicação.
As poucas incursões pela assincronia detêm-se nas listas de
discussão ou limitam-se a definições no que tange ao fórum.
Preenchendo esta lacuna, o presente estudo trata de um
fórum de discussão privado ocorrido simultaneamente às aulas
presenciais de uma turma de engenharia elétrica da PUC-Rio.
O objetivo é descrever e analisar qualitativa e
quantitativamente o papel do fórum enquanto experiência
discursiva, investigando como se dá a interação e a
construção do conhecimento; a possível caracterização do
fórum como gênero ou suporte; e o efeito da intervenção do
professor no processo. Inspirada pelo sociointeracionismo,
a análise focou a freqüência de participação e sua
direcionalidade, o fluxo de tópico, a presença social e
cognitiva via índices lingüísticos que indicassem afeto,
atitude, metacognição, complexidade lexical e sintática. Os
resultados sugerem que o fórum deveria ser investigado
dentro de um arcabouço de estudos de gênero. Sugerem também
que o fórum é um gênero e funciona como uma comunidade de
prática, favorecendo a reflexão crítica através de práticas
discursivas dialógicas, a aprendizagem de elos coesivos na
produção textual, o processo de letramento e de
desenvolvimento da inteligência coletiva. Aparentemente, o
fórum de discussão contribui para a construção da identidade
social e profissional dos participantes.