XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO Autor: SERGIO SANTIAGO RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RICARDO TANSCHEIT - ORIENTADOR
MAURO SPERANZA NETO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14545
Catalogação: 04/11/2009 Liberação: 04/11/2009 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14545
Resumo:
Título: DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA TRAJETÓRIA ÓTIMA DE UM VEÍCULO TERRESTRE EM TRAÇADO FECHADO PRÉ-DEFINIDO Autor: SERGIO SANTIAGO RIBEIRO
MAURO SPERANZA NETO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14545
Catalogação: 04/11/2009 Liberação: 04/11/2009 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14545&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14545
Resumo:
A determinação de uma trajetória ótima não é uma tarefa simples, uma vez
que ela é diretamente dependente dos limites de aceleração suportada por cada
veículo. Essa pesquisa aborda um método de otimização baseado em algoritmos
genéticos que identifica a trajetória que um carro deve percorrer para completar
uma pista pré-definida no menor tempo. Considerando um modelo veicular de
Partícula Orientada, o método otimiza os perfis de aceleração que levam o veículo
a percorrer a trajetória de menor tempo. Adicionalmente, projeta-se um
controlador fuzzy para emular o comportamento de um ser humano na direção do
veículo ao longo da trajetória ótima. Para alimentar o controlador, foram testados
dois métodos de geração de erro: o Erro Presente da Trajetória e o Erro Futuro da
Trajetória (FBTE), que é a medida de posição do carro quanto a sua tendência de
movimento. Resultados obtidos com controladores clássicos, como o PDD, são
confrontados com os fornecidos pelo controlador fuzzy alimentado pelo
procedimento de geração de Erro Futuro de Trajetória (FBTE).