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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CORPOS ENQUADRADOS: AIDS E CORPOREIDADE EM FILMES NARRATIVOS Autor: CARLOS ANDRE FACCIOLLA PASSARELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SOLANGE JOBIM E SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10161
Catalogação: 20/07/2007 Liberação: 20/07/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10161&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10161&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10161
Resumo:
Título: CORPOS ENQUADRADOS: AIDS E CORPOREIDADE EM FILMES NARRATIVOS Autor: CARLOS ANDRE FACCIOLLA PASSARELLI
Nº do Conteudo: 10161
Catalogação: 20/07/2007 Liberação: 20/07/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10161&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10161&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10161
Resumo:
Este estudo busca investigar o imaginário social formado
sobre o corpo das
pessoas afetadas pela Síndrome de Imunodeficiência
Adquirida (AIDS) e criado a
partir de filmes narrativos produzidos durante os últimos
26 anos. Em um
primeiro momento, discorro sobre os modos de subjetivação
corporal, a partir do
referencial teórico estabelecido por Mikhail Bakhtin, pela
fenomenologia de
Merleau-Ponty e pelos estudos de Michel Foucault sobre a
história da sexualidade
e a biopolítica. A construção de um marco referencial para
a metodologia desta
pesquisa me foi possível a partir, de um lado, da leitura
de autores que se
debruçaram sobre as relações entre subjetividade e cinema
e, de outro, dos textos
sobre o papel da linguagem na constituição da
subjetividade. Desse modo, a
análise dos filmes pesquisados busca identificar as
imagens, representações,
metáforas e sentidos construídos desde o início da
epidemia, por meio de um
diálogo entre essas produções culturais e autores que se
dedicaram à pesquisa dos
discursos sobre a epidemia no âmbito da ciência médica e
do ativismo político em
AIDS. Situo, então, o conjunto de representações sobre a
epidemia e sua relação
com a corporeidade em quatro categorias: a) a dificuldade
em fazer sentido à
experiência da doença, na medida em que ela não se faz
notar no corpo; b) a
relação do sujeito com os sintomas que surgem no corpo, de
modo que a doença
se faz visível, para o doente e para o outro; c) as
possíveis reações diante da
sensação da morte eminente devido à deterioração do corpo,
e as respostas
subjetivas em face da culpa e do preconceito social e; d)
as estratégias de
resistência que não tentam burlar a morte, mas atribuir-
lhe sentidos, implicando a
corporeidade num ativo processo de produção, de poder.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |