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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PASSAR É FÁCIL, CONTINUAR É QUE É DIFÍCIL...: A PERMANÊNCIA DE ALUNOS BOLSISTAS NA PUC-RIO Autor: BIANCA AGUIAR CORREIA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SUELI BULHOES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13774
Catalogação: 10/06/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13774@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13774@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13774
Resumo:
Título: PASSAR É FÁCIL, CONTINUAR É QUE É DIFÍCIL...: A PERMANÊNCIA DE ALUNOS BOLSISTAS NA PUC-RIO Autor: BIANCA AGUIAR CORREIA RODRIGUES
Nº do Conteudo: 13774
Catalogação: 10/06/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13774@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13774@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13774
Resumo:
A presente dissertação, intitulada Passar é fácil, continuar é que é
difícil... A permanência de alunos bolsistas na PUC-Rio resulta de uma pesquisa
realizada junto aos alunos bolsistas provenientes de Pré-Vestibulares
Comunitários e do ProUni que tiveram acesso à universidade e são atendidos
pelo Projeto Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio (FESP). Além da
análise de dados quantitativos referentes ao perfil dos alunos atendidos em
2007, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 16 alunos
acompanhados pelo FESP para se conhecer suas percepções a respeito do
mesmo, bem como as estratégias que utilizaram para permanecer na
universidade antes de serem atendidos pelo Projeto. Foi também realizado o
resgate histórico do FESP, sua criação e construção ao longo de dez anos de
trabalho desenvolvido. Para este resgate, se procedeu à leitura e análise de
documentos constantes de seus arquivos e se entrevistou professores e
funcionários que participaram de sua construção inicial e os que ainda participam
na atualidade. Os resultados finais apontam para a necessidade de se
implementar políticas de assistência estudantil que possibilitem aos alunos em
condição de pobreza, a permanência numa instituição de ensino superior quer
seja, do âmbito privado ou do público.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |