XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA Autor: ROGERIO SOARES DE MOURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO - ORIENTADOR
SANTUZA CAMBRAIA NAVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13039
Catalogação: 10/02/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13039
Resumo:
Título: RECOMPONDO O PASSADO: ALBERTO NEPOMUCENO SOB A BATUTA MODERNISTA Autor: ROGERIO SOARES DE MOURA
SANTUZA CAMBRAIA NAVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13039
Catalogação: 10/02/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13039@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13039
Resumo:
Este trabalho consiste na análise do processo de construção
de imagem do
compositor Alberto Nepomuceno nas obras de três importantes
autores que
versam sobre o passado musical brasileiro: Guilherme de
Melo, Renato Almeida e
Mário de Andrade. Partindo da identificação destes três
autores como primeiros e
principais conformadores dos elementos constitutivos deste
processo, desenvolvese
a análise de tais elementos, considerando-se suas
compreensões sobre a
formação da música brasileira. Tal aspecto consiste no
estudo dos projetos
delineados por estes autores, considerando-se, sobretudo, o
que pensavam sobre
questões como: nacionalismo musical, música popular, música
erudita, influências
étnicas e modelos estético-estilísticas, possibilitando não
apenas a apreensão dos
tipos de memória sobre a música brasileira que estão sendo
produzidas nas
primeiras décadas do século XX e os seus respectivos
propósitos, mas também a
imagem de Brasil musical que se pretende difundir para as
gerações subseqüentes.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |