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Título: PAIS NA GESTÃO DA ESCOLA: MUDAM AS RELAÇÕES? UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO JUDAICA
Autor: DIANA MANDELERT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7214
Catalogação:  06/10/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7214@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7214@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7214

Resumo:
Na perspectiva das pesquisas que visam a problematização da relação família - escola, a presente pesquisa tem o interesse de analisar estas relações em uma escola judaica na qual o envolvimento familiar faz parte da sua estrutura. Esta investigação teve como material empírico o survey da pesquisa Processo de Produção de Qualidade de Ensino. Escola, família e cultura, do SOCED, Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação. O survey foi composto de três questionários: alunos, pais e professores, aplicados em 9 escolas anualmente apontadas pela imprensa entre as melhores do Rio de Janeiro. Além disso, foram feitas observações no Diretório de Pais, órgão de gestão máxima da escola e entrevistas com os coordenadores da escola judaica. Através da pesquisa foi possível estabelecer a influência do capital cultural e social nas relações família-escola, mesmo em instituições de prestígio como as do survey. Quanto à gestão de pais, observamos a separação da gestão pedagógica e da financeiro-administrativa, a primeira efetuada pelos profissionais da escola e a segunda efetuada pelos profissionais administrativos da escola com o auxílio do Diretório de Pais. Esta separação nos indica um caráter mais simbólico do que atuante do Diretório de Pais. A existência deste espaço definido de poder dos pais dá a dimensão do valor do controle da formação escolar dos seus filhos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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