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Coleção Digital
Título: PAIS NA GESTÃO DA ESCOLA: MUDAM AS RELAÇÕES? UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO JUDAICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): DIANA MANDELERT
Colaborador(es): ZAIA BRANDAO - Orientador
Número do Conteúdo: 7214
Catalogação: 06/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7214@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7214@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7214
Resumo:
Título: PAIS NA GESTÃO DA ESCOLA: MUDAM AS RELAÇÕES? UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE UMA INSTITUIÇÃO JUDAICA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): DIANA MANDELERT
Colaborador(es): ZAIA BRANDAO - Orientador
Número do Conteúdo: 7214
Catalogação: 06/10/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7214@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7214@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7214
Resumo:
Na perspectiva das pesquisas que visam a problematização
da relação família - escola, a presente pesquisa tem o
interesse de analisar estas relações em uma escola judaica
na qual o envolvimento familiar faz parte da sua
estrutura. Esta investigação teve como material empírico o
survey da pesquisa Processo de Produção de Qualidade de
Ensino. Escola, família e cultura, do SOCED, Grupo de
Pesquisa em Sociologia da Educação. O survey foi composto
de três questionários: alunos, pais e professores,
aplicados em 9 escolas anualmente apontadas pela imprensa
entre as melhores do Rio de Janeiro. Além disso, foram
feitas observações no Diretório de Pais, órgão de gestão
máxima da escola e entrevistas com os coordenadores da
escola judaica. Através da pesquisa foi possível
estabelecer a influência do capital cultural e social nas
relações família-escola, mesmo em instituições de
prestígio como as do survey. Quanto à gestão de pais,
observamos a separação da gestão pedagógica e da
financeiro-administrativa, a primeira efetuada pelos
profissionais da escola e a segunda efetuada pelos
profissionais administrativos da escola com o auxílio do
Diretório de Pais. Esta separação nos indica um caráter
mais simbólico do que atuante do Diretório de Pais. A
existência deste espaço definido de poder dos pais dá a
dimensão do valor do controle da formação escolar dos seus
filhos.